Alerta de fofura! A animação vencedora do Oscar “Flow” conquistou não apenas os votantes da Academia, mas também os próprios pets. No TikTok, começaram a viralizar vídeos de gatos e cachorros conferindo o filme fascinados.
Em entrevista para o New York Times, um dos roteiristas do filme, Matiss Kaza, declarou: “nós não costumamos pensar em animais de estimação como um público-alvo em potencial ao fazer filmes, mas estamos felizes que ‘Flow’ tenha provado ser uma experiência especial de união entre espectadores e seus cães e gatos”.
Kaza também tem uma suspeita do que pode ter feito os pets se encantarem pelo filme: o fato deles terem usados sons reais de animais na produção.
Qual a história de “Flow”, filme vencedor do Oscar?
Primeiro filme da Letônia a ganhar um Oscar, “Flow” é um longa sem diálogos. A história acompanha um gatinho preto solitário. Depois que seu lar é destruído por uma inundação, ele encontra abrigo em um barco habitado por diversas espécies, onde precisa aprender a conviver com eles apesar das diferenças.
A animação foi produzida no Blender, um software gratuito. “Por muito tempo, grandes produções de animação eram dominadas por estúdios que utilizam softwares caríssimos, inacessíveis para a maioria dos artistas independentes. ‘Flow’ desafia essa lógica”, comentou a cineasta Carol Gonzalez, da Maria Marcolina Filmes, em papo com o g1.
O filme foi indicado a Melhor Animação e a Melhor Filme Internacional. Ele venceu a categoria de animação, superando estúdios milionários como a Disney (“Divertida Mente 2”) e a DreamWorks (“Robô Selvagem”).
“Flow” está disponível no Filmelier+, disponível no Prime Video Channels. Você pode assinar o canal por um custo extra de R$ 14,90 por mês.