Uma das grandes preocupações do governo nesse início é conseguir encaixar o Pé-de-meia e o Auxílio Gás, dois programas sociais importantes para o governo, no orçamento de 2025. Segundo a Agência Brasil, ele encontrou uma solução, mas que vai exigir uma redução nos gastos do Bolsa Família deste ano.
O Governo costurou um acordo com o relator do orçamento no Congresso Nacional para incluir os programas no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2025. A solução inclui um corte de R$ 7,6 bilhões nos gastos do Bolsa Família 2025. Com esse acordo, o relator do PLOA, senador Angelo Coronel (PSD-BA), avalia que é possível votar o orçamento na próxima quarta (19).
Quem vai ser afetado pelo corte no Bolsa Família?
Calma. Segundo o líder do governo, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), os cortes são resultados de um pente fino feito nos benefícios no ano passado. “São pessoas que não tinham direito. Ou seja, não tem nenhuma família que tenha direito ao Bolsa Família que vai ficar sem o benefício. Não há corte no programa. Há a adequação ao que já tinha sido anunciado, que era esse trabalho de pente fino”, afirmou o senador.
Auxílio Gás
Criado em 2021, o Auxílio Gás é um programa para ajudar famílias de baixa renda a pagarem o gás de cozinha. As famílias beneficiárias recebem um vale mês sim, mês não. O valor do auxílio considera a média do preço do botijão de gás de 13kg nos últimos seis meses.
Pé-de-meia
Anunciado em novembro de 2023, o Pé-de-meia é um programa governamental de incentivo para jovens de baixa renda continuarem no ensino médio. Já explicamos melhor como funciona o programa no texto abaixo: