Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Rússia ou Estados Unidos: quem tem a arma nuclear mais poderosa do mundo?

Por Alan da Silva
25/03/2026
Em Geral
0
Trump e Putin (Foto: Shealah Craighead/Casa Branca)

Trump e Putin (Foto: Shealah Craighead/Casa Branca)

O governo russo anunciou em 2023 a inclusão do míssil balístico intercontinental RS-28 Sarmat em seu arsenal militar. Conhecido no Ocidente como “Satã-2”, o míssil agora faz parte do poder de dissuasão nuclear da Rússia, sendo atualmente a arma nuclear mais poderosa do mundo.

A ativação ocorreu na região de Krasnoyarsk, na Sibéria, embora detalhes sobre o número de silos equipados não tenham sido divulgados.

O RS-28 Sarmat se destaca em meio às tensões geopolíticas entre a Rússia e o Ocidente. O míssil possui 35,3 metros de comprimento e 3 metros de diâmetro, capacidade para transportar até 16 ogivas nucleares, cada uma cerca de 50 vezes mais potente que a bomba de Hiroshima.

O anúncio veio em um período de crescente militarização global, com países ampliando suas forças armadas em resposta ao cenário político internacional.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Sergio Sacani (@spacetoday)

Repercussões globais da inclusão do RS-28 Sarmat

A integração do Sarmat ao arsenal russo provoca discussões sobre o equilíbrio de poder nuclear. Moscou busca fortalecer sua posição na arena militar global, levantando preocupações sobre possíveis novas escaladas entre potências nucleares.

Entretanto, a capacidade operacional do míssil ainda é alvo de ceticismo devido a falhas técnicas em testes anteriores, incluindo um incidente em setembro de 2024 que destruiu um silo de lançamento.

Mesmo com esses desafios, o RS-28 Sarmat representa um avanço na estratégia de modernização das forças nucleares russas. 

A introdução do RS-28 Sarmat ocorre em meio a um cenário global tenso, especialmente com a continuidade do conflito na Ucrânia. A estrutura geopolítica continua volátil, com atenção focada nos desdobramentos nas relações internacionais.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
real madrid

Real Madrid vai desembolsar R$ 1,2 bilhão para contratar destaque do futebol alemão

Confira!

Anvisa

Anvisa bane creme facial queridinho das mulheres em todo o território brasileiro

10/05/2026
Munir Orra em vídeo no Instagram (Imagem: Reprodução/Instagram)

Motorista da Uber faturou R$ 321 mil em 1 ano trabalhando em São Paulo

10/05/2026
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Novo auxílio para o Nordeste: governo separa milhões de reais para ajudar famílias

10/05/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix