Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cientistas pedem que brasileiros se preparem para fenômeno raro que acontecerá em 22/04

Por Alan da Silva
09/04/2026
Em Geral
0
Foto ilustrativa: Lucas Pezeta/Pexels

Foto ilustrativa: Lucas Pezeta/Pexels

A chuva de meteoros Líridas está prevista para iluminar o céu em 2026. O evento astronômico ocorrerá nos dias 21 e 22 de abril, proporcionando uma visão deslumbrante para entusiastas e observadores.

Durante essas madrugadas, a Terra passará pela trilha de detritos do cometa Thatcher, oferecendo uma oportunidade única para testemunhar até 20 meteoros por hora.

Quem desejar apreciar este fenômeno natural deve procurar um local afastado das luzes da cidade, com o céu escuro. A direção a observar é o norte, próximo à constelação de Lyra. A fase da lua influenciará a visibilidade; portanto, noites sem lua são as mais adequadas para observação.

Como observar as Líridas 

Não são necessários equipamentos como telescópios ou binóculos. Para uma melhor experiência, o mais importante é garantir um local escuro e evitar qualquer poluição luminosa.

O direcionamento é bastante direto: olhar para o norte, onde os meteoros parecem se originar. Tendo as condições ideais, como uma noite de lua nova, a visualização será muito mais clara e fascinante.

Origem das Líridas

As Líridas são uma das chuvas de meteoros mais antigas documentadas, com relatos existentes há mais de 2.500 anos. Elas têm origem nos fragmentos deixados pelo cometa Thatcher, que, ao se desintegrar próximo ao Sol, forma rastros luminosos quando suas partículas entram na nossa atmosfera.

Este fenômeno é observado por várias gerações, formando um vínculo histórico entre épocas distintas.

Em 2026, espera-se que as condições climáticas sejam propícias para um número considerável de avistamentos, até 20 meteoros por hora durante seu pico. 

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
Foto: MDS

Governo vai cruzar dados do CadÚnico e pode excluir milhões de beneficiários irregulares do Bolsa Família

Confira!

Sede INSS

Inss prepara a doação de 2.900 imóveis e brasileiros se animam

09/04/2026
INSS

Segurados do INSS deverão realizar perícia médica obrigatória a partir de 13/04

09/04/2026
Furação

Ciclone formado no Uruguai avança sobre o Brasil e vai atacar gravemente 26 municípios

09/04/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix