Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são vítimas constantes dos golpistas, que tentam de várias maneiras ter acesso aos benefícios. Por isso, a própria instituição emitiu um alerta sobre o novo método dos criminosos em conseguir acesso ao dinheiro dos clientes, através da prova de vida de aposentados e pensionistas. Segundo o INSS, os golpistas estavam solicitando pagamentos para supostas regularizações do benefício, passando pela Previdência Social.
No entanto, o órgão esclareceu que não exige nenhum tipo de pagamento no momento da prova de vida, seja ela via digital ou pessoalmente. Além disso, reforçou que nenhum servidor é enviado à residência dos beneficiários para coletar documentos ou confirmar a identidade.
Como funciona a prova de vida em 2025?
Vale ressaltar que, desde 2023, o INSS otimizou o seu procedimento e não há necessidade de prova de vida pessoalmente dos beneficiários, após a criação do cruzamento de dados com outras bases de dados do governo federal. Dessa forma, o aposentado ou pensionista só precisa ir em uma agência em casos específicos, pois é possível fazê-lo de forma online.
Apesar disso, a prova de vida continua sendo obrigatória para garantir a manutenção dos benefícios previdenciários. Para isso, o beneficiário pode consultar a situação da sua prova de vida através do aplicativo ou site Meu INSS, ou ligando para a Central de Atendimento no número 135. A periodicidade é de 10 mesmo, mesmo que o INSS realize o procedimento automaticamente.
Como o INSS sabe dos dados dos beneficiários?
Existem alguns documentos específicos nos quais o INSS pode acompanhar para fazer a prova de vida automaticamente, se baseando em:
- Vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS);
- Emissão de passaporte, carteira de identidade ou CNH;
- Atendimentos médicos em unidades de saúde;
- Movimentações bancárias em contas associadas ao benefício.