Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cidade mais fria do Brasil atinge -12°C e inverno ainda nem começou

Por Alan da Silva
12/05/2026
Em Geral
0
Foto: Freepik

Foto: Freepik

Urupema, localizada na Serra Catarinense, destacou-se ao registrar temperaturas abaixo de zero nesta segunda-feira, 11 de maio. No amanhecer, o frio atingiu -2,97°C, segundo dados locais, colocando a cidade no centro das atenções em meio a uma forte onda de frio que percorre o Brasil.

Recomendado para você

  • catupiryApós 115 anos sem comprar nenhuma empresa, Catupiry faz primeira aquisição de sua história e assume fábrica no Brasil
  • Aposentadoria RGSTF derruba idade mínima e brasileiros poderão se aposentar pelo INSS antes dos 60 anos
  • Bolsa FamíliaBolsa Família chega mais cedo em agosto: governo confirma antecipação dos pagamentos
  • cidade são pauloAlerta vermelho é emitido em SP para fenômeno que vai atingir o estado até 19/08

A sensação térmica chegou a -12°C às 6h da manhã, evidenciando as condições extremas desta região reconhecida pelo seu clima rigoroso.

Condições geladas na Serra Catarinense

Recomendado para você

  • inssAlém da aposentadoria, INSS enviou presente surpresa para 4 milhões de beneficiários
  • CLTBrasil aprova regra na CLT e trabalhadores poderão tirar 3 férias por ano
  • Adeus, fiador e depósito caução: nova regra permitirá que inquilino alugue imóvel sem apresentar as tradicionais garantias
  • Baleias voltam ao Rio de Janeiro e turistas podem observá-las a 100 metros de distância

A cidade de Urupema, situada a aproximadamente 1.344 metros de altitude, é frequentemente descrita como a mais fria do Brasil. Nesta segunda-feira, a vegetação no Morro das Torres, um de seus pontos mais altos, estava coberta por uma espessa camada de gelo, criando um cenário de intenso frio. 

Comunidades locais estão habituadas a essas condições severas, já que a cidade registra geadas frequentes.

Onda de frio no Sul do Brasil

Além de Urupema, estados do sul do país, incluindo Rio Grande do Sul e Paraná, também experimentam temperaturas abaixo de zero por conta da onda de frio.

Em Santa Catarina, outras cidades, como Urubici e São Joaquim, também enfrentaram pontuações negativas no termômetro. Previsões indicam que o frio intenso continuará até quarta-feira, dia 13 de maio.

Perspectivas 

Ainda que o frio intenso continue nos próximos dias, esperam-se condições climáticas mais amenas subsequentes. A população de Urupema e regiões adjacentes mantém-se vigilante quanto aos impactos potenciais das geadas na agricultura e no dia a dia.

Espera-se que a situação normalize em breve, conforme o clima tende a se aquecer. Porém, o inverno tem início em 21 de junho, o que pode fazer com que o frio perdure.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
sede oms em genebra doença bactéria

OMS emite alerta mundial sobre possível nova pandemia

Confira!

catupiry

Após 115 anos sem comprar nenhuma empresa, Catupiry faz primeira aquisição de sua história e assume fábrica no Brasil

14/08/2026
Aposentadoria RG

STF derruba idade mínima e brasileiros poderão se aposentar pelo INSS antes dos 60 anos

14/08/2026
Bolsa Família

Bolsa Família chega mais cedo em agosto: governo confirma antecipação dos pagamentos

14/08/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix