O tradicional álbum de figurinhas da Copa do Mundo gera muita diversão, mas também virou material de golpe, acredite se quiser. Na última quinta-feira (21), a Polícia Civil apreendeu um carregamento com 200 mil figurinhas falsificadas do álbum da Copa em Nova Iguaçu, na Baixa Fluminense. O carregamento foi encontrado no compartimento de carga de um ônibus e apreensão foi feita por agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM).
De acordo com matéria do g1, essas figurinhas vão passar por perícia e serão inutilizadas por violarem direitos de imagem e do consumidor. A polícia continua a investigação para entender melhor como seria a rota de circulação dos itens falsificados e como eles seriam distribuídos e também onde eles foram produzidos.
Segundo o jornal O Globo, além das figurinhas, também foram apreendidas milhares de camisas falsificadas da seleção brasileira.
Como identificar figurinhas falsas do álbum da Copa?
O delegado Victor Tutman, titular da DRCPIM, explicou ao Globo que você consegue perceber que o item é falso apenas pelo tato, já que o papel tem uma qualidade diferente, sendo “mais poroso e mais grosso”. Além disso, ele explica que a resolução é inferior e a figurinha brilha menos, ficando mais opaca.
Ele também explicou que a maior parte das vendas de falsificadas acontece pela internet, com vendedores anunciando pacotes por valores mais baixos que o comprador só vai descobrir na hora que recebe o produto. Já ouviu aquela máxima de que, se é bom demais para ser verdade, provavelmente não é? Então, ela se aplica bem aqui. Desconfie de preços muito abaixo do mercado.




