Recentemente, a Forbes divulgou sua já tradicional lista das pessoas mais ricas do mundo. Em 15º lugar no ranking geral, a mulher mais rica do mundo é Alice Walton, de 75 anos. De acordo com a Forbes, a estadunidense tem um patrimônio avaliado em US$ 101 bilhões, o equivalente a cerca de R$ 586 bilhões.
É claro que ela não chegou a esse lugar sem uma boa herança. Walton é a única filha de Sam Walton, o fundador da Walmart, a maior rede de lojas de varejo dos Estados Unidos. Segundo o próprio site da empresa, a Walmart tem mais de dez mil lojas em 19 países ao redor do mundo. Pensar na Walmart como um “supermercado” seria um tanto simplista, já que as lojas da rede vendem um pouco de tudo – até armas.
Walton se formou na Trinity University, no Texas, em 1971, chegou a abrir uma empresa própria, com investimento da família, fundou um museu de arte e se dedica a filantropia, doando milhões e milhões de dólares para a caridade – muitas delas fundadas por ela ou por sua família.
Alice Walton desbancou mulher que estava no topo da lista da Forbes há três anos
A herdeira da Walmart entrou na lista tirando Françoise Bettencourt Meyers, que era a mulher mais rica do mundo desde 2021. Com um patrimônio estimado em US 79,8 bilhões, a francesa de 71 anos é a neta do fundador da L’Oreal. Ao lado da sua família, Françoise é dona de mais de um terço da gigante da beleza. Antes dela, sua mãe, Liliane Bettencourt, era a mulher mais rica do mundo.