Você provavelmente já fez alguma brincadeira sobre ficar com o nome sujo no Serasa… mas e se você realmente estiver, mas ainda não sabe disso? Segundo a Agência Brasil, uma pesquisa do Serasa identificou 57 milhões de consumidores com nome sujo que não sabem que estão no vermelho porque não monitoram o CPF ou o CNPJ.
Desses 57 milhões, 19 milhões tiveram o nome negativado e já estão com uma vaga lá no cadastro de inadimplentes, sendo impedidos de acessar créditos ou contratar serviços.
“Como falta de monitoramento do CPF ou do CNPJ, dados cadastrais desatualizados e, de maneira mais ampla, a desinformação financeira. Muitos consumidores e até empreendedores acabam descobrindo essa pendência, inclusive, só quando vão tentar contratar algum tipo de crédito. Seja financiamento, crediário, cartão ou até algum empréstimo pessoal”, explicou especialista em educação financeira da Serasa, Lucas Tosati, à Agência.
Como saber se eu estou com nome sujo no Serasa?
É fácil, rápido e gratuito. Basta entrar no site ou aplicativo do Serasa e consultar o seu CPF ou CNPJ. Sem internet? Ligue no telefone 0800 591 1222. Você também pode consultar os sites de outras entidades de proteção de crédito. Ao lado do Serasa, Boa Vista SCPC e SPC Brasil são as principais do Brasil.
Encontrou seu nome no site, mas não tem nenhuma dívida? Você pode ter sido vítima de fraude. Consulte qual empresa enviou seu nome para o Serasa. Se você não fez negócio com ela, entre em contato para informar o ocorrido e pedir que tiram o seu nome de lá. Até fez negócio, mas já pagou? Aí você também precisa entrar em contato, mas para comprovar a quitação de débito.