Boa notícia para os servidores federais: vai ter aumento salarial em 2025, sim. O reajuste dependia da aprovação do Orçamento Geral da União de 2025, mas já foi aprovado. Ele será incluído na folha de abril, com pagamento efetivado em maio. “O reajuste médio acumulado dos servidores até 2026 será de 27%, percentual que inclui os 9% concedidos em 2023, após acordo celebrado na mesa de negociação”, afirma a Agência Brasil.
E a melhor parte para os servidores: o reajuste será pago de forma retroativa a janeiro. Ou seja, eles vão receber o aumento que já deveria estar sendo pago desde o começo do ano.
Os reajustes foram estabelecidos pela Medida Provisória (MP) 1.286, publicada em dezembro do ano passado. A MP foi prorrogada no dia 2 de abril por mais 60 dias, mas o governo vai enviar um Projeto de Lei para substitui-la.
“Dado o prazo para sanção da LOA, e os procedimentos necessários para operacionalizar a folha de pagamentos, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e os demais órgãos da administração federal estão adotando todos os procedimentos para realizar o pagamento do salário de abril e dos salários retroativos no dia 2 de maio”, afirma o Ministério.
Ministra defende reajuste dos servidores
Em coletiva do final do ano passado, a ministra da pasta, Esther Dweck, defendeu o reajuste como parte de um processo de valorização dos servidores. “Reativamos a mesa de negociação após sete anos desativada, e muitos servidores ficaram de quatro a seis anos sem nenhum reajuste”, argumentou Dweck.




