Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Capital brasileira está fornecendo auxílio-moradia para cidadãos

Por Carolina Carvalho
04/04/2025
Em Geral
0
casa

Imagem de freepik

A Justiça do Maranhão decidiu que a capital do estado, São Luís, será obrigada a estender a oferta de auxílio-moradia para famílias desalojadas do Porto da Vovó. Essas famílias foram desabrigadas da área em 2019, depois que a Defesa Civil constatou risco de deslizamento e rompimento de contenção, segundo o g1.

O auxílio deverá ser oferecido por mais um ano até que o município ofereça uma solução de moradia adequada, explica o Tribunal de Justiça do Maranhão. Segundo o autor da decisão, o juiz Douglas de Martins, titular da Vara de Interesses Difusos Coletivos de São Luís, o município tem 30 dias para apresentar um plano de ação para remanejar as famílias afetadas para moradia adequada e próxima às suas atividades laborais.

“Afronta à constituição”

“A restrição temporal imposta pela citada resolução inviabiliza, em casos como esse, sem a garantia de alternativas habitacionais, a concretização desse direito, configurando, portanto, uma afronta à Constituição, bem como submete as famílias a condições degradantes, incompatíveis com o princípio da dignidade da pessoa humana”, declarou o juiz em sua decisão.

Depois de serem desabrigadas, essas famílias foram incluídas em programas habitacionais e passaram a receber o auxílio enquanto esperavam a entrega de unidades do Residencial Piancó Paraíso, do programa Minha Casa, Minha Vida. Mas a entrega atrasou por causa de problemas no projeto, incluindo defeitos de construção e a invasão do local em 2021.

Em 2022, o pagamento do auxílio foi suspenso, mesmo sem as famílias terem uma alternativa habitacional. Segundo o juiz, limitar o aluguel social a um curto prazo pode ser visto como uma grave violação ao direito à moradia, “na medida em que não garante a efetiva proteção das famílias em situação de vulnerabilidade, por não permitir que as famílias consigam superar a situação de vulnerabilidade que as levou a necessitar do benefício”, explica o TJMA.

DINHEIRO

Estes trabalhadores vão ganhar bônus e aumento salarial a partir de 1º de maio

MP anunciada no final do ano passado vai entrar em prática e servidores federais terão um aumento salarial, um reajuste …
Leia mais
X

Estes trabalhadores vão ganhar bônus e aumento salarial a partir de 1º de maio

Leia mais
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
oscar

Filme vencedor do Oscar está de volta aos cinemas após trend viralizar na Internet

Confira!

Parque aquático

Parque aquático vai reabrir brinquedo onde jovem de 15 anos faleceu

18/09/2025
Anvisa

Anvisa proíbe a venda de “Ozempic do Paraguai” no Brasil

18/09/2025
Neymar Jr.

Enquanto Neymar tem R$ 5,7 bilhões, a celebridade mais rica do Brasil possui o dobro

18/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix