A Prefeitura de Belo Horizonte abriu concurso público com 112 vagas para professores da rede municipal de ensino, com remuneração inicial de R$ 3.660,96 e auxílio-alimentação diário de R$ 18,75. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município e prevê oportunidades para diferentes áreas de atuação na educação básica.
As vagas são destinadas aos cargos de professor municipal dos 1º e 2º ciclos e para as disciplinas de Educação Física, Geografia, Matemática e Língua Estrangeira Moderna (Inglês). A jornada de trabalho será de 22 horas e 30 minutos semanais.
Do total de oportunidades, 36 são para professores dos 1º e 2º ciclos, 16 para Educação Física, 12 para Geografia, 12 para Inglês e outras 36 para Matemática.
Segundo a administração municipal, a seleção será realizada em etapa única, levando em consideração o desempenho dos candidatos na Prova Nacional Docente (PND) de 2026, que inclui avaliações objetiva e discursiva.
A participação na PND será obrigatória para os interessados em disputar as vagas. A inscrição para o exame deverá ser feita diretamente junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As inscrições para o concurso da prefeitura serão gratuitas e ocorrerão exclusivamente pela internet entre 21 de dezembro de 2026 e 19 de janeiro de 2027. O endereço eletrônico para o cadastro ainda será divulgado pela Secretaria Municipal de Educação.
Reserva de vagas e requisitos
O edital estabelece reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência e de 20% para candidatos pretos e pardos.
Para tomar posse, os aprovados deverão ter idade mínima de 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, possuir a formação exigida para o cargo e ser considerados aptos em inspeção médica oficial.
A secretária municipal de Educação, Natália Araújo, afirmou que a iniciativa busca fortalecer a rede pública da capital.
“Mais do que preencher cargos, estamos investindo nos profissionais e fortalecendo a educação pública municipal. Este edital é um convite para que educadores comprometidos se juntem à nossa rede e contribuam para a formação das crianças e dos jovens de Belo Horizonte”, declarou.
Prefeitura também nomeou 100 servidores
Além do novo concurso, a Prefeitura de Belo Horizonte publicou recentemente a nomeação de 100 aprovados em concursos públicos municipais. Desse total, 86 profissionais serão destinados à Rede Municipal de Educação.
As nomeações contemplam candidatos aprovados nos editais SMED nº 01/2021 e SMED nº 03/2023. Os convocados terão prazo de 20 dias corridos, contados a partir do primeiro dia útil após a publicação oficial, para apresentar a documentação necessária e assumir os cargos.




