Belo Horizonte deu mais um passo rumo à modernização do transporte público. A Prefeitura homologou a licitação para a compra de 100 ônibus elétricos que irão reforçar o sistema de transporte coletivo da capital mineira. O investimento previsto é de R$ 320,5 milhões, e os primeiros veículos devem chegar ainda em 2026.
A homologação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) na última sexta-feira (19), e a assinatura do contrato com a empresa vencedora, a Caio Induscar Indústria e Comércio de Carrocerias Ltda., deve ocorrer nos próximos dias.
Os novos veículos serão do modelo BRT Misto, com cinco portas e motorização totalmente elétrica. Cada ônibus terá capacidade para transportar até 71 passageiros e contará com ar-condicionado, acessibilidade e autonomia superior a 250 quilômetros.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a entrega da frota ocorrerá de maneira gradual. A expectativa é que os primeiros ônibus sejam disponibilizados em dezembro deste ano. Até o fim de 2026, dez veículos deverão ser incorporados ao sistema, enquanto os demais serão entregues progressivamente até meados de 2027.

Recursos vieram do PAC do Governo Federal
A compra dos veículos foi viabilizada com recursos assegurados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
Além da aquisição dos ônibus, a prefeitura também avança na contratação da infraestrutura necessária para a operação da nova frota. O município está concluindo a licitação para a compra de 27 carregadores elétricos.
Desse total, 25 equipamentos serão instalados nas garagens das empresas concessionárias e outros dois ficarão em áreas públicas, garantindo suporte para o funcionamento dos veículos.
Prefeitura destaca ganhos ambientais e operacionais
Segundo o superintendente de Mobilidade de Belo Horizonte, Rafael Murta, a chegada dos ônibus elétricos representa um marco para o transporte coletivo da capital.
“A chegada dos ônibus elétricos representa um salto de qualidade para o sistema de transporte coletivo, com benefícios ambientais, operacionais e para os passageiros. É uma iniciativa que reforça o compromisso da Prefeitura com uma mobilidade mais sustentável, eficiente e alinhada aos desafios das cidades do futuro”, afirmou.
Redução de emissões e melhora da qualidade do ar
A iniciativa faz parte das diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte (PlanMob-BH) e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Com a substituição gradual de veículos movidos a diesel, a expectativa é que a cidade deixe de emitir aproximadamente 11,8 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂) por ano.
A adoção dos ônibus elétricos é resultado de um processo iniciado em 2015. Desde então, Belo Horizonte vem realizando testes, estudos e projetos-piloto com diferentes fabricantes para avaliar o desempenho da tecnologia nas condições da cidade.
Entre os fatores analisados ao longo dos últimos anos estão a autonomia dos veículos, o relevo da capital mineira e a infraestrutura necessária para recarga.




