Nesta quinta-feira (10/04), algumas regiões do Brasil percebeu que o clima passou por uma nova mudança, trazendo chuva no Sul e Sudeste do país. A nova frente fria passou pelo estados do Sul e ficou estacionada entre os estados de São Paulo e do Paraná, causando números elevados de precipitações em várias regiões, como ocorreu na capital paulista durante o dia.
De acordo com as previsões divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet), precisou ser emitido um sinal de alerta em cinco regiões do país. O motivo dessa mudança de temperatura, se deve a massa de ar frio que influenciou o clima nos últimos dias está se afastando, o que permite que os termômetros voltem a subir em boa parte dessas regiões.
Saiba como ficará as temperaturas no Sul e Sudeste
Ao que tudo indica, nos próximos dias haverá temperaturas características típicas do outono, com manhãs e noites mais frias e tardes mais quentes, sem atingir temperaturas extremamente altas. Essas variações serão comuns ao longo do mês, pois segundo o Climatempo, outras duas ou três massas de ar frio de origem polar devem passar pelo Brasil neste mês, causando novas quedas de temperatura.
Por causa disso, um aviso de “perigo” foi emitido diante dos acúmulos de chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia em todo o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em outras regiões, como Norte e Nordeste, o cenário será diferente, pois a tendência é de que tenham chuvas intensas previstas devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).