Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Novo líder da NASA revela missão surpreendente a pedido de Donald Trump

Por Pedro Silvini
14/04/2025
Em Geral
0
Lançamento do Titusville, da Nasa

Lançamento feito pela NASA da nave Titusville (Reprodução/Cristobal Herrera/Shutterstock)

O novo nome indicado por Donald Trump para liderar a National Aeronautics and Space Administration (NASA), o bilionário Jared Isaacman, revelou nesta semana sua intenção de priorizar o envio de astronautas americanos a Marte — uma decisão diretamente alinhada com a visão do atual presidente dos Estados Unidos, que quer transformar a exploração espacial em estratégia de Estado. Durante audiência no Senado para confirmação no cargo, Isaacman também defendeu que o retorno à Lua seja mantido como etapa essencial no caminho para o Planeta Vermelho, mas com prazos e orçamentos mais enxutos.

“Como o presidente (Donald Trump) afirmou, vamos priorizar o envio de astronautas americanos a Marte, e, até chegarmos lá, iremos, inevitavelmente, ter capacidade de retornar à Lua e, então, determinar os benefícios econômicos, científicos e de segurança nacional de manter nossa presença no satélite”, declarou Isaacman, de 42 anos, diante do Comitê de Comércio Exterior, Ciência e Transporte.


Discurso de Isaacman para o comitê (Vídeo: Reprodução/Youtube/VideoFromSpace)

Missões à Lua e Marte caminham juntas

Apesar de colocar ênfase em Marte, Isaacman afirmou que não pretende abandonar os planos de retorno à Lua, atualmente previstos para 2027 por meio do programa Artemis, criado durante o primeiro mandato de Trump e mantido pela gestão Biden. A ideia é que astronautas construam uma base lunar permanente, que funcionará como plataforma científica e estrutura de apoio para o primeiro voo humano a Marte, previsto para o fim da década de 2030.

Isaacman, no entanto, quer mais agilidade. “Acho que não precisa ser um ou outro”, disse ele ao defender o desenvolvimento paralelo das missões lunares e marcianas. “Eu quero ver nosso retorno à Lua. Mas por que estamos levando tanto tempo para voltar? E por que custa tanto dinheiro?”, questionou.

A missão, segundo os aliados de Trump, é transformar a NASA em protagonista não só de descobertas, mas também da proteção e projeção de poder dos EUA no espaço. Se aprovado pelo Senado, Isaacman terá o desafio de equilibrar inovação, aceleração de cronogramas, parcerias privadas e os enormes riscos e custos das viagens interplanetárias.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
seleção brasileira

Jornalista antecipa novo treinador da seleção brasileira, após demissão de Dorival Júnior

Confira!

creme nivea lata azul

O que é o creme Nivea da lata azul e como usá-lo corretamente?

12/09/2025
Foto: pressfoto/Freepik

Qual o número de fósforos nessa imagem? Nem os maiores gênios foram capazes de acertar

12/09/2025
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Políticos em Brasília mudam de decisão e aprovam novos descontos no INSS

12/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix