Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Geral

Bomba: Vacina contra o câncer de pulmão acaba de ser liberada

Por Pedro Silvini
21/04/2025
Em Geral
0
Vacina Câncer

(Reprodução/Kitsawet Saethao/Shutterstock.)

Uma vacina experimental contra o câncer de pulmão começou a ser aplicada em pacientes em um hospital da Grécia, marcando um avanço inédito no combate à forma de câncer que mais mata no mundo — com 1,8 milhão de mortes por ano. Batizada de BNT116, a vacina é desenvolvida pela BioNTech, mesma empresa responsável por uma das vacinas contra a Covid-19, e tem como objetivo oferecer uma alternativa menos agressiva que a quimioterapia tradicional.

O estudo internacional, iniciado em 2024, está sendo conduzido em sete países (Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Hungria, Polônia, Espanha e Turquia) e marca a primeira vez que a BioNTech testa uma vacina contra o câncer em humanos.

Indicação da Vacina

A BNT116 é baseada na tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) — a mesma usada nas vacinas contra o coronavírus. O imunizante “ensina” o sistema imunológico a reconhecer e destruir células tumorais específicas do tipo CPNPC (câncer de pulmão de células não pequenas), reduzindo as chances de reincidência da doença.

A vacina será administrada em pacientes que já passaram por quimioterapia, imunoterapia e cirurgia. Após esse ciclo inicial, o tratamento segue com imunoterapia combinada à vacina, em uma abordagem personalizada e mais direcionada.

Na fase atual dos testes, os pesquisadores buscam avaliar possíveis efeitos colaterais e ajustar a fórmula para alcançar maior eficácia antes de avançar para estudos mais amplos.

Cenário preocupante no Brasil

A notícia da nova vacina surge em meio a projeções alarmantes para o Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o número de casos de câncer de pulmão pode crescer 65% até 2040, com um aumento de 74% na mortalidade, caso o consumo de tabaco não diminua.

Para 2025, a previsão é de 18 mil novos casos em homens e 14 mil em mulheres, com destaque para a Região Sul como a de maior incidência. A maioria dos pacientes, infelizmente, ainda é diagnosticada em estágios avançados, o que reduz significativamente as chances de cura.

Atualmente, 12% da população adulta brasileira consome tabaco, e os custos com o tratamento do câncer de pulmão chegam a R$ 9 bilhões por ano ao sistema de saúde.

Se comprovada sua eficácia e segurança, ela pode transformar a forma como tratamos o câncer de pulmão, oferecendo uma opção menos invasiva, mais inteligente e personalizada — e, principalmente, mais eficaz.

Os próximos anos serão decisivos, mas a ciência já deu um passo promissor rumo ao que pode ser uma revolução no tratamento oncológico.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Big Mac

Revelada a fórmula secreta do McDonald’s que deixa clientes viciados

Confira!

Caixa Eletrônico

Banco do Brasil vai distribuir auxílio médio de R$ 1.118 para lista de CPFs

09/09/2025
nota fiscal

Secretaria da Fazenda convoca brasileiros e vai distribuir prêmios para quem põe CPF na Nota

09/09/2025
bolsonaro

Bolsonaro deu tiro no próprio pé e agora pode ser preso por lei que ele mesmo aprovou

09/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix