Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Bomba: Vacina contra o câncer de pulmão acaba de ser liberada

Por Pedro Silvini
21/04/2025
Em Geral
0
Vacina Câncer

(Reprodução/Kitsawet Saethao/Shutterstock.)

Uma vacina experimental contra o câncer de pulmão começou a ser aplicada em pacientes em um hospital da Grécia, marcando um avanço inédito no combate à forma de câncer que mais mata no mundo — com 1,8 milhão de mortes por ano. Batizada de BNT116, a vacina é desenvolvida pela BioNTech, mesma empresa responsável por uma das vacinas contra a Covid-19, e tem como objetivo oferecer uma alternativa menos agressiva que a quimioterapia tradicional.

Recomendado para você

  • Menino diz estilista costura vestidoAos 4 anos, menino diz aos pais que é estilista e costura um vestido para a irmã; aos 7, apresenta uma coleção inteira e entra para o Guinness
  • Conquistar territórios alexandre grande estudouAntes de conquistar territórios, Alexandre, o Grande, estudou com Aristóteles; escavação revela salas e mosaicos do complexo ligado à educação do futuro conquistador
  • Homem escravizado aprendeu escrever gravouHomem escravizado aprendeu a escrever e gravou poemas nos vasos que produzia; quase dois séculos depois, descendentes recuperam duas de suas obras
  • Freiras cobriram pinturas de deuses nus em uma residência de Roma; séculos depois, restauradores retiram as camadas e fazem as imagens reaparecerem

O estudo internacional, iniciado em 2024, está sendo conduzido em sete países (Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Hungria, Polônia, Espanha e Turquia) e marca a primeira vez que a BioNTech testa uma vacina contra o câncer em humanos.

Indicação da Vacina

Recomendado para você

  • Escritor passa autografando páginas entraremEscritor passa anos autografando páginas antes mesmo de elas entrarem nos livros e chega à marca de 875 mil assinaturas
  • Gata desaparece mudança passa cincoGata desaparece durante mudança, passa cinco dias presa atrás de uma parede e é encontrada viva depois de sobreviver comendo isolamento
  • Empresário começa resort terreno eletricidadeEmpresário começa um resort em terreno sem eletricidade e, anos depois, constrói hotel em formato de galo de quase 35 metros com 15 quartos para receber hóspedes
  • Surfista encontra pinguim imperador praiaSurfista encontra um pinguim-imperador numa praia australiana, a milhares de quilômetros da Antártida, e o visitante debilitado precisa de ajuda para voltar ao mar

A BNT116 é baseada na tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) — a mesma usada nas vacinas contra o coronavírus. O imunizante “ensina” o sistema imunológico a reconhecer e destruir células tumorais específicas do tipo CPNPC (câncer de pulmão de células não pequenas), reduzindo as chances de reincidência da doença.

A vacina será administrada em pacientes que já passaram por quimioterapia, imunoterapia e cirurgia. Após esse ciclo inicial, o tratamento segue com imunoterapia combinada à vacina, em uma abordagem personalizada e mais direcionada.

Na fase atual dos testes, os pesquisadores buscam avaliar possíveis efeitos colaterais e ajustar a fórmula para alcançar maior eficácia antes de avançar para estudos mais amplos.

Cenário preocupante no Brasil

A notícia da nova vacina surge em meio a projeções alarmantes para o Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o número de casos de câncer de pulmão pode crescer 65% até 2040, com um aumento de 74% na mortalidade, caso o consumo de tabaco não diminua.

Para 2025, a previsão é de 18 mil novos casos em homens e 14 mil em mulheres, com destaque para a Região Sul como a de maior incidência. A maioria dos pacientes, infelizmente, ainda é diagnosticada em estágios avançados, o que reduz significativamente as chances de cura.

Atualmente, 12% da população adulta brasileira consome tabaco, e os custos com o tratamento do câncer de pulmão chegam a R$ 9 bilhões por ano ao sistema de saúde.

Se comprovada sua eficácia e segurança, ela pode transformar a forma como tratamos o câncer de pulmão, oferecendo uma opção menos invasiva, mais inteligente e personalizada — e, principalmente, mais eficaz.

Os próximos anos serão decisivos, mas a ciência já deu um passo promissor rumo ao que pode ser uma revolução no tratamento oncológico.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista com formação em Mídias Sociais Digitais, colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Confira!

Menino diz estilista costura vestido

Aos 4 anos, menino diz aos pais que é estilista e costura um vestido para a irmã; aos 7, apresenta uma coleção inteira e entra para o Guinness

04/10/2026
Conquistar territórios alexandre grande estudou

Antes de conquistar territórios, Alexandre, o Grande, estudou com Aristóteles; escavação revela salas e mosaicos do complexo ligado à educação do futuro conquistador

04/10/2026
Homem escravizado aprendeu escrever gravou

Homem escravizado aprendeu a escrever e gravou poemas nos vasos que produzia; quase dois séculos depois, descendentes recuperam duas de suas obras

04/10/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix