A inteligência artificial deixou de ser tendência para se tornar realidade — e agora também lidera os rankings de popularidade. Em março de 2025, o aplicativo do ChatGPT se tornou o mais baixado do mundo, com impressionantes 46 milhões de instalações em um único mês, ultrapassando plataformas consagradas como Instagram e TikTok, de acordo com dados da Appfigures Intelligence.
O crescimento de 28% nas instalações em relação a fevereiro se deu principalmente por conta de atualizações recentes, como a nova ferramenta de geração de imagens em estilo Studio Ghibli e melhorias no uso por voz com inteligência artificial. Essas funções viralizaram nas redes sociais, gerando filas virtuais de acesso e até sobrecarga nos servidores da OpenAI.
A inteligência artificial virou mainstream — e está no bolso de milhões
Além das inovações tecnológicas, o ChatGPT vem ganhando força como marca. A associação direta entre “ChatGPT” e “inteligência artificial” vem se tornando tão comum quanto a que ocorreu com o Google nos anos 2000 no universo das buscas. “Muita gente já não pensa em ‘IA’, mas sim em ‘ChatGPT’”, afirmou Ariel Michaeli, CEO da Appfigures em comunicado.
Segundo a plataforma de monitoramento, o número de downloads do app no primeiro trimestre de 2025 foi 148% maior do que no mesmo período de 2024. A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, também flexibilizou regras de moderação para imagens geradas por IA, o que atraiu ainda mais usuários.
A reação do público foi instantânea: Sam Altman, CEO da OpenAI, revelou que a ferramenta conquistou um milhão de novos usuários em apenas uma hora após o lançamento da atualização — um ritmo muito mais acelerado do que o registrado na estreia do aplicativo.
Gigantes perdem espaço: TikTok e Instagram ficam para trás
O reinado das redes sociais parece estar sendo desafiado. O Instagram, que normalmente ocupa o topo das listas de popularidade, caiu para a segunda posição em março, enquanto o TikTok desceu para o terceiro lugar, após liderar o ranking em fevereiro.
A lista dos 10 aplicativos mais baixados ainda conta com nomes como Facebook, WhatsApp, Temu, CapCut, Telegram, Snapchat e Threads, somando ao todo 339 milhões de downloads no mês. Mesmo assim, nenhum deles foi capaz de frear o avanço da inteligência artificial no mercado mobile.