Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Trabalhadores aprovam estado de greve e ônibus devem parar de funcionar

Por Pedro Silvini
19/08/2026
Em Geral
0
ônibus

(Reprodução/Agência Brasil)

Os trabalhadores do transporte coletivo de Gaspar (SC) aprovaram, no último sábado (15), o estado de greve durante assembleia da categoria. A decisão ocorreu após as negociações com a Expresso Presidente não avançarem como esperado pelos funcionários. A empresa e a Prefeitura de Gaspar foram oficialmente comunicadas sobre a decisão nesta segunda-feira (17).

Recomendado para você

  • Cartão Bolsa FamíliaAos 27 anos, mãe de cinco filhos que dependia do Bolsa Família deixa casa cercada por lama e alagamentos para ganhar imóvel próprio já quitado
  • congresso nacional governo senado brasilAprovado projeto para zerar impostos no Brasil; mudança pode beneficiar milhões de brasileiros
  • Bolsa FamíliaApós correção, beneficiários do Bolsa Família vão receber de volta valores que não foram pagos durante meses
  • pessoas onu epidemiaChefe da OMS coloca mundo em alerta com avanço da maior epidemia da história: “Longe de estar sob controle”

Segundo o Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (SINDETRANSCOL), a categoria apresentou mais de 80 reivindicações durante as negociações, mas a proposta encaminhada pela empresa contemplou somente dois pontos. O sindicato considera o resultado insuficiente para a continuidade das tratativas nos termos esperados pelos trabalhadores.

Apesar da aprovação do estado de greve, os ônibus continuam circulando normalmente neste momento. Uma eventual paralisação somente poderá ocorrer após o cumprimento do prazo legal de 72 horas previsto depois da notificação.

Recomendado para você

  • Bolsa FamíliaFim do pagamento do Bolsa Família de agosto é confirmado e beneficiários são pegos de surpresa
  • Aos 60 anos e recém-aposentada, mulher perdeu o marido, testou positivo para Covid no mesmo dia da morte dele, sofreu um infarto dois meses depois e encontrou forças para abrir uma marca de roupas sustentáveis ao lado da filha
  • Bolsa FamiliaBeneficiário consegue emprego com carteira assinada, vê a renda da família aumentar e descobre que ainda poderá receber o Bolsa Família por mais algum tempo
  • INSS prepara mudança no atendimento e idosos que não sabem usar o “Meu INSS” serão os grandes beneficiados

Negociação envolve mais de 80 reivindicações

De acordo com o SINDETRANSCOL, a Expresso Presidente também não teria cumprido os prazos estabelecidos durante as negociações. A proposta da empresa foi apresentada apenas um dia antes da assembleia que reuniu os trabalhadores.

A categoria também discute a data-base, estabelecida em 1º de julho, e defende que as tratativas considerem a Convenção Coletiva de Trabalho 2026/2027 aprovada em Blumenau.

Para o sindicato, a quantidade de reivindicações contempladas pela empresa não foi suficiente para produzir um avanço significativo na negociação.

“A empresa Expresso Presidente descumpriu todos os prazos assumidos e apresentou sua proposta um dia antes da assembleia, contemplando apenas dois pontos das mais de 80 reivindicações, o que é considerado totalmente insuficiente pela categoria”, informou a entidade.

A partir da notificação realizada nesta segunda-feira, começa a contar o período de 72 horas. Depois desse prazo, os trabalhadores poderão promover manifestações e, caso uma paralisação seja deliberada, interromper o funcionamento do transporte coletivo de Gaspar.

Estado de greve não significa paralisação imediata

A aprovação do estado de greve não representa uma interrupção automática do serviço. A medida funciona como um alerta de que a categoria poderá entrar efetivamente em greve caso as negociações não avancem.

Assim, os ônibus permanecem em circulação enquanto trabalhadores, sindicato e empresa ainda podem buscar um acordo. Até o momento, não há confirmação de uma data para eventual paralisação.

Uma nova rodada de negociações também pode impedir que o movimento avance para a suspensão do serviço.

Prefeitura acompanha as negociações

A Prefeitura de Gaspar informou que acompanha a situação desde o recebimento da notificação encaminhada pelo sindicato nesta segunda-feira.

Em nota, o Município afirmou que aguarda as deliberações entre o SINDETRANSCOL e a Expresso Presidente, responsável pela operação do transporte coletivo na cidade.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista com formação em Mídias Sociais Digitais, colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Confira!

Cartão Bolsa Família

Aos 27 anos, mãe de cinco filhos que dependia do Bolsa Família deixa casa cercada por lama e alagamentos para ganhar imóvel próprio já quitado

19/08/2026
congresso nacional governo senado brasil

Aprovado projeto para zerar impostos no Brasil; mudança pode beneficiar milhões de brasileiros

19/08/2026
Bolsa Família

Após correção, beneficiários do Bolsa Família vão receber de volta valores que não foram pagos durante meses

19/08/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix