Na última segunda-feira (21/04), morreu aos 88 anos o papa Francisco, na Casa de Santa Marta, no Vaticano. A causa da morte foi revelada e o pontífice foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de parada cardiorrespiratória. Ao longo de sua vida, Francisco sempre se dedicou aos pobres e o voto de pobreza é algo que ele também quis perpetuar até mesmo depois de sua morte.
Durante a sua trajetória, ele fez parte da Companhia de Jesus, ordem religiosa que exige votos de pobreza, castidade e obediência, e sempre foi elogiado por seguir esses princípios com seriedade. Por isso, recusou luxos e dispensou palácios, preferindo ter uma forma de vida discreta e humilde. Diante dessa escolha de vida, a sua herança foi algo que despertou a curiosidade de muitas pessoas.
Saiba o que o Papa Francisco deixou de herança
Até o momento, não foi revelado um documento de testamento sobre sua herança, para saber exatamente o que Francisco tinha de patrimônio. Isso porque, ele não foi uma pessoa que acumulou bens e quando morava em Buenos Aires, andava de transporte público e uma vida simples.
Um detalhe importante sobre seus valores, é que escolheu o nome “Francisco”, em homenagem a São Francisco de Assis, ressaltando que:“Como eu gostaria de uma Igreja pobre para os pobres”, disse ao ser eleito, citando a frase do amigo brasileiro Dom Cláudio Hummes, que o incentivou durante o conclave: “Não se esqueça dos pobres”.
Apesar disso, saiba que um papa pode ter herança através de bens pessoais, especialmente os adquiridos antes de assumir o cargo. Mas, alguns bens como salário, direitos autorais ou presentes, ficam com a Igreja. Por Francisco ter optado por seguir uma vida simples, sua herança dificilmente será de muitos milhões.