A air fryer se popularizou rapidamente no Brasil e em outros lugares do mundo, oferecendo um processo de cozimento semelhante ao da fritura, mas sem necessidade de óleo. Diante da praticidade do aparelho, as vezes as pessoas não se atentam a algumas dicas que podem fazê-lo funcionar melhor. Isso porque, o local da cozinha poderá sugerir se ela terá mais potência para trabalhar que pode acelerar ainda mais o uso diário.
Escolher o local para posicionar a air fryer envolve mais do que apenas encontrar um espaço livre na bancada, pois é um aparelho que precisa de ventilação, proximidade de tomadas e a integração com o ambiente.
Saiba como potencializar a sua air fryer
Ela é um aparelho que funciona com a circulação de ar quente, o que faz com que aqueça rapidamente, por isso é importante mantê-la em um local arejado, longe de paredes ou outros eletrodomésticos, ajudando a prevenir o superaquecimento e possíveis acidentes. Além disso, existem outras formas importantes de usá-la, sem danificar, como limpar sua air fryer após cada uso para evitar o acúmulo de resíduos que podem afetar o desempenho.
Sobre os alimentos, corte-os em pedaços do mesmo tamanho para garantir um cozimento uniforme e, se for algo úmido, tente secar o máximo possível, pois o excesso de umidade pode impedir que fiquem crocantes. Deixe espaço entre os alimentos na cesta para que o ar quente circule livremente e cozinhe por igual ou cozinhe em lotes se necessário.
Pensando em acelerar os pratos, algumas receitas se beneficiam do pré-aquecimento da air fryer por alguns minutos, mas é importante não deixar muito tempo ela aquecendo sem nada por dentro para evitar danificar o aparelho.