A corrida dos 100 metros rasos ganhou um novo campeão, mas ele não é humano. Um robô humanoide desenvolvido pelo Centro de Inovação em Robótica Humanoide de Pequim completou a prova em 9 segundos e 39 durante os Jogos Mundiais de Robôs Humanoides, na capital chinesa, batendo o recorde mundial do velocista jamaicano Usain Bolt, que é de 9 segundos e 58, estabelecido em 2009.
O novo recorde, no entanto, pode durar pouco. Um concorrente já registrou um tempo ainda melhor, de 9 segundos e 32, durante um teste. O responsável pela marca é o Lightning, robô humanoide desenvolvido pela fabricante chinesa de smartphones Honor.
Segundo a Televisão Central da China, o tempo foi cravado em um teste preparatório para a segunda edição dos Jogos Mundiais de Robôs Humanoides — 0,26 segundo mais rápido que a marca de Bolt. Durante a corrida, o robô atingiu velocidade máxima de 14,5 metros por segundo.
O desempenho é mais um sinal dos avanços da China na indústria emergente de robôs humanoides, setor no qual o país tem investido pesado.
Lightning já se destacou outra vez
Não é a primeira vez que o Lightning chama atenção. Em abril, ele já havia vencido uma meia-maratona de robôs em Pequim, completando os 21 km em 50 minutos e 26 segundos, também abaixo do recorde mundial humano da prova.
Na ocasião, o robô tinha 1,69 metro de altura e pernas de 95 centímetros. Para o teste dos 100 metros, os pesquisadores alongaram as pernas em mais 10 centímetros, chegando a 1,05 metro.











