Viajar entre os estados do nosso país é um custo que pesa no bolso de muitos cidadãos, mas você sabia que, graças a uma iniciativa do Governo Federal, você pode ter acesso a viagens interurbanas de forma gratuita ou descontos consideráveis. Mas calma que não é tão simples assim.
Esses descontos também não são para qualquer pessoa. Eles são para as pessoas a partir dos 60 anos de idade com renda individual igual ou menor do que dois salários mínimos (R$ 3.036 em 2025). Cada veículo conta com, no mínimo, duas vagas reservadas para essas pessoas. Por isso, é melhor planejar sua viagem com antecedência se quiser tentar conseguir suas passagens gratuitas. Se as vagas já tiverem sido ocupadas, a pessoa tem direito a um desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens.
Como conseguir desconto na hora de viajar entre estados?
Basta a pessoa apresentar um comprovante de renda de até dois salários mínimos e o documento de identidade para ter direito ao benefício. Mas facilita ser portador de Carteira da Pessoa Idosa. “Os municípios e o Distrito Federal podem emitir a carteira também para os idosos que estejam dentro do critério da renda, independente se estes já tenham outra forma de comprovação de renda”, explica o site gov.br.
Para emitir a carteira, a própria pessoa idosa pode acessar o site oficial da carteira – https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/ – e emitir o documento. A emissão também pode ser requerida em uma das unidades do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. Em ambos os casos, a documentação necessária é o NIS – Número de Inscrição Social – gerado pelo Cadastro Único.