Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

COVID está de volta: Governo decreta novamente o uso de máscaras

Por Pedro Silvini
29/04/2025
Em Geral
0
Testagem de Covid na cidade do Amazonas

Casos de Covid-19 disparam na cidade de São Gabriel da Cachoeira (Reprodução/Juliana Radler/ISA)

Diante do aumento expressivo no número de casos de COVID-19, a prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, determinou o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados. A medida foi oficializada por meio de decreto publicado na última sexta-feira (25) e atende à recomendação da Defensoria Pública do Estado.

A cidade, localizada a cerca de 850 km de Manaus, viu os números saltarem de 14 casos registrados em dezembro do ano passado para 400 positivos em abril de 2025, dentro de um total de 897 casos suspeitos. Em março, já haviam sido registrados 197 casos suspeitos, com 87 confirmações. Uma morte suspeita relacionada à COVID-19 também está em investigação.

Ambientes fechados e áreas indígenas sob restrição

Com a nova medida, o uso de máscaras passa a ser obrigatório em espaços fechados de uso coletivo, como escolas, igrejas, estabelecimentos comerciais, transporte público e repartições públicas. A regra vale por tempo indeterminado, até nova orientação das autoridades de saúde.

Além disso, o decreto restringe o acesso às áreas indígenas do município – que representa cerca de 90% da população local – para pessoas que não apresentem a caderneta de vacinação atualizada ou resultado negativo em teste de COVID-19 realizado nas últimas 48 horas. A fiscalização ficará a cargo de órgãos de saúde e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

Prevenção e cuidados intensificados

Em resposta ao cenário de aumento de casos e à alta procura por testes, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou a testagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para pessoas com sintomas gripais. Embora muitos testes tenham resultado negativo para COVID-19, a Defensoria alertou para a circulação de outras viroses respiratórias que também colocam a saúde pública em risco.

O defensor público Marcelo Barbosa, autor do ofício que solicitou o retorno das medidas de proteção, destacou que a decisão busca proteger toda a população, especialmente as comunidades indígenas mais vulneráveis ao avanço da doença.

A prefeitura não descarta a adoção de outras medidas caso o número de casos continue a subir. Por enquanto, o foco está na contenção da transmissão por meio do uso de máscaras, restrições de acesso e ampliação da testagem. A população é orientada a colaborar e seguir as orientações de saúde pública.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Estrada

Governo acaba de proibir ultrapassagens pela esquerda no trânsito

Confira!

vale tudo odete roitman

“Vale Tudo”: digitais de duas pessoas estarão na arma que mata Odete

16/09/2025
mcdonald's

McDonald’s vai realizar sorteio de R$ 722 mil para quem comprar lanches até 21/10; é possível participar no Brasil?

16/09/2025
Foto: Alan Santos/PR

Bolsonaro mal foi preso e já deixou o confinamento

16/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix