Na semana passada, a Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, desmantelou um esquema de fraude bilionária no INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. O esquema era feito através de descontos irregulares na folha de pagamento dos aposentados e pensionistas e, segundo as estimativas, desviou cerca de R$ 6,3 bilhões do bolso dos brasileiros.
Após a descoberta da operação, o INSS anunciou que vai devolver o dinheiro cobrado indevidamente. Mas como eu vou saber se fui vítima desse golpe? E como consigo o meu dinheiro de volta? Continue lendo que a gente te explica.
Como saber se fui vítima do golpe do INSS?
Entre no site ou no aplicativo do Meu INSS. Clique em “Consultar Benefício” > “Extrato de Pagamento” > Selecione o mês que aparece. Se você tiver tido algum desconto indevido, o valor vai aparecer no seu extrato.
Se teve algum desconto indevido realizado, você vai entrar em “Serviços” > “Mais acessados” > “Novo pedido” > “Excluir mensalidade”. Clique no nome do serviço ou benefício do desconto indevido e aí é só seguir as instruções que aparecem na tela.
Como vou receber meu dinheiro de volta do INSS?
Segundo o Ministério da Previdência, aposentados e pensionistas que tiveram descontos não autorizados no mês de abril já vão receber o dinheiro de volta na folha de pagamento do mês de maio. “A devolução dos descontos indevidos ocorridos anteriormente ainda deve ser avaliada pela Advocacia Geral da União (AGU)”, explica o GLOBO.
Para solicitar o ressarcimento dos valores descontados, você também pode fazer contato diretamente com a associação responsável pelo desconto – informação disponível no seu extrato. O INSS pode intervir, basta você mandar um e-mail para o endereço [email protected].