Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Atualização do PIX realizará transferências automáticas sem você aprovar

Por Pedro Silvini
02/05/2025
Em Geral
0
Tabata Amaral

Tabata Amaral é a autora do Projeto (Reprodução/Agência de Notícias Senado)

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4978/23, que cria o chamado “Pix Pensão”. A proposta estabelece o débito automático da pensão alimentícia direto da conta do responsável, sem a necessidade de autorização a cada mês, garantindo mais agilidade e segurança para o beneficiário.

De autoria da deputada Tábata Amaral (PSB) e de outros 38 parlamentares, o projeto altera o Código de Processo Civil e simplifica o cumprimento da sentença que determina o pagamento da pensão.

“É simples. Se o pai tem saldo, não importa em que conta, a pensão cai. A lei fica mais moderna: é menos custo pro Estado e mais segurança pra quem mais importa, a criança”, afirmou em publicação no X (antigo Twitter).

Tábata Amaral

Como funcionará o “Pix Pensão”?

Pelo novo modelo, caberá ao juiz autorizar o débito direto da conta do devedor para a conta do alimentando ou de seu responsável. A proposta vale inclusive para contas de pessoa jurídica – medida pensada para evitar que o devedor esconda recursos por meio de CNPJ. Segundo a relatora do projeto, deputada Laura Carneiro (PSD), isso é essencial, já que há cerca de 15 milhões de empresários individuais no Brasil.

Atualmente, a pensão pode ser descontada diretamente da folha de pagamento. Porém, se o devedor não tem salário fixo, é preciso acionar a Justiça a cada inadimplência. O projeto torna esse processo automático, até mesmo para devedores presos.

Além disso, o PL prevê a coleta e divulgação de estatísticas sobre as ações de pensão no país. O objetivo é aprimorar políticas públicas por meio de convênios com instituições como IBGE e IPEA.

A proposta agora segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, será votada por deputados e senadores antes de virar lei.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Contratação do Qatar

Seleção surpreende todo mundo e anuncia técnico espanhol ex-Real Madrid

Confira!

Burguer King

Burguer King entra em crise e deve fechar várias unidades

19/09/2025
eclipse

Quantas horas de duração terá o eclipse solar deste domingo?

19/09/2025
Foto: USP Imagens

Existe uma fórmula matemática que ajuda a ganhar na loteria: homem provou e venceu 14 vezes

19/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix