A TV Globo surpreendeu os telespectadores ao alterar sua tradicional programação noturna no último sábado (3). O motivo foi a transmissão ao vivo do megashow de Lady Gaga em Copacabana, no Rio de Janeiro, que reuniu cerca de 2,5 milhões de pessoas, segundo o governo do Rio — número que supera o recorde anterior, pertencente a Madonna, com 1,6 milhão em 2023.
Com o evento musical ocupando o horário nobre da emissora, diversas atrações precisaram ser antecipadas ou sofreram cortes. Novelas como Garota do Momento, Dona de Mim e Vale Tudo foram exibidas mais cedo, assim como os telejornais locais e o Jornal Nacional. Até mesmo o Caldeirão, comandado por Marcos Mion, teve sua duração reduzida.
Altas Horas é retirado da grade excepcionalmente
A principal baixa, no entanto, foi o tradicional Altas Horas, comandado por Serginho Groisman. O programa, que costuma ir ao ar nas noites de sábado há mais de duas décadas, não foi exibido nesta edição em função do show Todo Mundo no Rio: Lady Gaga, transmitido logo após a novela das nove. Groisman foi avisado previamente da decisão editorial.
A emissora optou por antecipar a sessão Supercine, que exibiu o filme Casa Gucci assim que o espetáculo da popstar chegou ao fim, por volta da meia-noite. A decisão gerou surpresa entre os fãs do programa de auditório, conhecido por receber grandes nomes da música brasileira e abordar temas relevantes com plateia jovem.
No sábado anterior, por exemplo, Altas Horas contou com a presença de artistas como Alceu Valença, Ferrugem, Joelma, Fagner, Thiaguinho, Maria Alcina e Xande de Pilares, em uma edição especial comemorativa pelos 60 anos da TV Globo. Serginho também visitou bastidores da emissora e conversou com nomes como Pedro Bial, Ana Maria Braga e César Tralli.
Show histórico e emoção em Copacabana
Durante o show, Lady Gaga emocionou o público com hits como “Bad Romance”, “Shallow” e músicas de seu álbum mais recente, Mayhem. Em determinado momento, vestiu um figurino nas cores da bandeira brasileira e homenageou os fãs com um discurso emocionado em defesa da comunidade LGBTQIA+.
Em suas redes sociais, Gaga agradeceu:
“Nada poderia ter me preparado para o sentimento que tive durante o show. Jamais esquecerei esse momento. Amo vocês, Brasil”.
Show Lady Gaga (Reprodução/Youtube/Multishow)
A apresentação histórica não só parou o Rio como também alterou a rotina da maior emissora do país.
Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.