Lançado no ano passado, o filme “Conclave” voltou para a boca do povo depois da morte do Papa Francisco, no dia 21 de abril, ganhando ares de “profecia”. Afinal, o filme retrata o processo de escolha do líder da Igreja Católica, tendo sido lançado meses antes de vermos mais um conclave na vida real. Calma: apesar da coincidência, é claro que o filme não previu a morte do Papa. Mas, por ser inspirado no processo real, o longa tem algumas semelhanças com o que está sendo noticiado sobre o Vaticano.
Algumas figuras reais que estão participando do Conclave são curiosamente parecidas com personagens do longa. O cardeal Robert Francis Prevost tem ampla experiência e um perfil moderado e conciliador, encontrando um semelhante no personagem Lomeli (Ralph Fiennes). O cardeal italiano Marcello Semeraro tem paralelos com Tedesco (Sergio Castellitt). Ambos são líderes que priorizam a estabilidade e o funcionamento interno da Igreja. Outro personagem que tem um paralelo na vida real é o cardeal alemão Reinhard Marx, que se assemelha ao personagem Tremblay (John Lithgow), ambos considerados figuras pragmáticas e com uma visão crítica à estrutura do poder eclesiástico.
Onde assistir “Conclave”?
O longa está disponível no catálogo do Prime Video. Aliás, após a morte do papa, o filme teve um aumento de mais de 280% de audiência. “Conclave” foi indicado a oito Oscars, levando o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado para casa. Confira a sinopse oficial:
“Após a morte repentina do Sumo Pontífice, o Cardeal Lawrence é encarregado de escolher o novo Papa. Com os líderes da Igreja Católica reunidos no Vaticano, ele precisará enfrentar segredos e conspirações que podem abalar os alicerces da Igreja.”




