Há algumas semanas, uma operação da Polícia Federal desmantelou um esquema bilionário de fraude do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Associações inscreveram sem autorização vários beneficiários do INSS, cobrando indevidamente descontos mensais dos beneficiários. Agora, o INSS está estudando uma forma de ressarcir os valores descontados.
Aproveitando essa situação, vários golpistas começaram a enviar anúncios falsos ou até mesmo a entrar em contato com vítimas por meio de WhatsApp ou e-mail, prometendo devolver entre R$ 2 mil a R$ 15 mil para as vítimas da fraude. Inclusive, várias publicações utilizaram a imagem de jornalistas conhecidos, como Alexandre Garcia e Cesar Tralli, com direito até a áudio feito por inteligência artificial imitando a voz de Garcia.
Em um post no Instagram, o Ministério da Previdência Social alertou aposentados e pensionistas para não acessarem links sobre “ressarcimento de descontos de mensalidades associativas”.
Como o INSS vai ressarcir as vítimas da fraude?
Os valores descontados no mês de abril foram retidos e já serão devolvidos na folha de pagamento de maio. Porém, o INSS ainda não definiu a estratégia para a devolução do restante dos valores descontados, nem os valores que serão devolvidos.
Na semana que vem, o órgão vai notificar cidadãos que foram vítimas da esquema de fraude. As notificações serão feitas através do aplicativo Meu INSS. As vítimas também podem obter informações através da central de atendimento 135. Quem receber a notificação vai precisar informar ao INSS se os valores descontados foram autorizados ou mais um exemplo do esquema de fraude.




