Pela primeira vez em seus mais de 100 anos de história, a Seleção Brasileira masculina de futebol será comandada por um técnico estrangeiro de forma oficial no futebol profissional. O italiano Carlo Ancelotti, de 65 anos, foi anunciado como novo treinador e fará sua estreia no dia 5 de junho, contra o Equador, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Ancelotti deixará o Real Madrid no fim de maio, após a última rodada do Campeonato Espanhol. Sua contratação foi viabilizada por negociações conduzidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e é considerada um movimento ousado para recolocar o Brasil no topo do futebol mundial.
Com um currículo impressionante, Ancelotti é o único técnico a conquistar quatro títulos da Liga dos Campeões da UEFA, além de ser campeão nacional nas cinco principais ligas da Europa — Itália, Inglaterra, França, Alemanha e Espanha. Seus feitos o colocam entre os maiores treinadores da história do esporte.
Futuro técnico entrará com turbulências
O salário mensal do técnico será de R$ 5 milhões, tornando-o o treinador de seleção mais bem pago do planeta, superando nomes como Thomas Tuchel (Inglaterra) e Mauricio Pochettino (Estados Unidos). O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues falou sobre a nova contratação:
“Trazer Ancelotti é uma declaração de ambição. Queremos o hexa e ele é o nome certo para liderar esse projeto”
Ednaldo Rodrigues
Ancelotti substitui Dorival Júnior, que ficou 14 meses à frente da equipe e foi desligado em março após uma série de atuações irregulares. A expectativa é que o italiano traga sua experiência internacional e mentalidade vencedora para uma geração que ainda busca afirmação no cenário global.
Além do desafio de classificar o Brasil para a Copa de 2026, o novo comandante terá a missão de unificar a equipe, resgatar a confiança dos torcedores e formar um grupo competitivo para buscar o tão sonhado hexacampeonato nos Estados Unidos, México e Canadá. A chegada de Ancelotti representa uma mudança de paradigma no futebol brasileiro — e uma aposta alta no talento e no histórico de um nome consagrado.