Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Veja as consequências de não declarar o Imposto de Renda em 2025

Por Pedro Silvini
17/05/2025
Em Geral
0
Pessoa fazendo conta (Reprodução/Freepik)

Pessoa fazendo conta (Reprodução/Freepik)

O prazo para declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025 termina em 30 de maio, e os contribuintes que são obrigados a prestar contas à Receita Federal devem ficar atentos. O não envio da declaração pode gerar uma série de complicações, desde multas até a irregularidade do CPF.

Recomendado para você

  • Menino diz estilista costura vestidoAos 4 anos, menino diz aos pais que é estilista e costura um vestido para a irmã; aos 7, apresenta uma coleção inteira e entra para o Guinness
  • Conquistar territórios alexandre grande estudouAntes de conquistar territórios, Alexandre, o Grande, estudou com Aristóteles; escavação revela salas e mosaicos do complexo ligado à educação do futuro conquistador
  • Homem escravizado aprendeu escrever gravouHomem escravizado aprendeu a escrever e gravou poemas nos vasos que produzia; quase dois séculos depois, descendentes recuperam duas de suas obras
  • Freiras cobriram pinturas de deuses nus em uma residência de Roma; séculos depois, restauradores retiram as camadas e fazem as imagens reaparecerem

Apesar de muitos boatos circularem sobre penalidades mais severas, como prisão ou bloqueio de contas bancárias, a Receita esclarece: nem todas as ameaças que viralizam têm base legal.

Multa por atraso é a principal penalidade

Recomendado para você

  • Escritor passa autografando páginas entraremEscritor passa anos autografando páginas antes mesmo de elas entrarem nos livros e chega à marca de 875 mil assinaturas
  • Gata desaparece mudança passa cincoGata desaparece durante mudança, passa cinco dias presa atrás de uma parede e é encontrada viva depois de sobreviver comendo isolamento
  • Empresário começa resort terreno eletricidadeEmpresário começa um resort em terreno sem eletricidade e, anos depois, constrói hotel em formato de galo de quase 35 metros com 15 quartos para receber hóspedes
  • Surfista encontra pinguim imperador praiaSurfista encontra um pinguim-imperador numa praia australiana, a milhares de quilômetros da Antártida, e o visitante debilitado precisa de ajuda para voltar ao mar

Segundo a Receita Federal, quem não entregar a declaração dentro do prazo estará sujeito a multa por atraso. O valor é de 1% ao mês sobre o imposto devido, limitada a 20%, com multa mínima de R$ 165,74, mesmo que não haja imposto a pagar. A contagem começa no dia seguinte ao fim do prazo legal.

O valor da multa poderá ser descontado de futuras restituições, com os acréscimos legais. A Receita também costuma notificar os contribuintes inadimplentes com alertas para regularização.

CPF pode ficar irregular — mas não bloqueado

Outro efeito da não entrega é o status de “pendente de regularização” no CPF. Ao contrário do que afirmam algumas fake news, isso não significa bloqueio do CPF nem impede o cidadão de casar, tirar passaporte ou fazer movimentações bancárias. A própria Receita publicou uma nota oficial em abril esclarecendo que esse status não tem caráter punitivo.

Entretanto, algumas instituições privadas, como bancos, podem adotar medidas com base nesse status, o que pode dificultar operações financeiras, como financiamentos ou abertura de contas — embora essa prática não seja respaldada diretamente pelas normas da Receita.

Apesar de circular a informação de que a omissão da declaração pode levar à prisão, a Receita Federal enfatiza que isso não acontece apenas por atraso ou falta de envio. A prisão só seria aplicável em casos de sonegação fiscal, o que configura crime quando há fraude comprovada. A pena nesses casos é de seis meses a dois anos de detenção, além de multa, mas somente após processo judicial e quando há tentativa deliberada de burlar a legislação.

Quem é obrigado a declarar?

Em 2025, deve declarar quem:

  • Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888,00 em 2024;
  • Teve rendimentos isentos ou exclusivamente tributados na fonte acima de R$ 200 mil;
  • Fez operações na bolsa de valores ou teve ganhos de capital;
  • Teve receita bruta superior a R$ 169.440,00 em atividade rural;
  • Possuía, até 31 de dezembro de 2024, bens acima de R$ 800 mil;
  • Recebeu rendimentos no exterior, possui trusts ou atualizou bens no exterior.

Regularizar é simples — e pode render restituição

Quem está em atraso pode acessar o serviço Meu Imposto de Renda, disponível no site da Receita ou por aplicativo, e verificar a situação. A plataforma oferece declaração pré-preenchida, o que facilita a regularização.

Vale lembrar que 60% dos contribuintes têm direito à restituição, portanto, além de um dever, declarar também pode representar dinheiro de volta no bolso.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista com formação em Mídias Sociais Digitais, colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Confira!

Menino diz estilista costura vestido

Aos 4 anos, menino diz aos pais que é estilista e costura um vestido para a irmã; aos 7, apresenta uma coleção inteira e entra para o Guinness

04/10/2026
Conquistar territórios alexandre grande estudou

Antes de conquistar territórios, Alexandre, o Grande, estudou com Aristóteles; escavação revela salas e mosaicos do complexo ligado à educação do futuro conquistador

04/10/2026
Homem escravizado aprendeu escrever gravou

Homem escravizado aprendeu a escrever e gravou poemas nos vasos que produzia; quase dois séculos depois, descendentes recuperam duas de suas obras

04/10/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix