Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Governo cria nova regra para famílias saindo do Bolsa Família

Por Carolina Carvalho
15/05/2025
Em Geral
0
bolsa família

© Lyon Santos/ MDS

Atendendo milhões de famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social, o Bolsa Família também criou um mecanismo para auxiliar famílias que saíram dos critérios do programa, mas ainda não se firmaram financeiramente. É a chamada Regra de Proteção, que passou por algumas mudanças, valendo a partir de junho.

“A partir de agora, famílias que ultrapassarem o limite de renda para entrada no Bolsa Família — de R$ 218 por pessoa da família, até o limite de renda de R$ 706 —, poderão seguir no programa por mais 12 meses, recebendo 50% do valor do benefício a que a família faz jus”, explica a Agência Gov.

Esse novo limite de renda foi fixado a partir da linha de pobreza internacional, determinada por estudos sobre a distribuição de renda ao redor do mundo. A regra anterior previa um período de permanência de até 24 meses. Para as famílias que já estavam na Regra de Proteção antes da mudança, continua valendo esse período de dois anos.

“Ao fixar o novo prazo em 12 meses, garantimos que essas famílias tenham tempo suficiente para acessar o seguro-desemprego e outros direitos da seguridade social, sem ficarem desprotegidas”, explicou Eliane Aquino, secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, à Agência Gov.

Além disso, famílias com renda considerada estável ou permanente – que recebem aposentadoria, pensão ou Benefício de Prestação Continuada – podem continuar recebendo o Bolsa Família por dois meses.

Após saírem da Regra de Proteção, as famílias podem voltar ao Bolsa Família em até 36 meses através do Retorno Garantido se a renda delas voltar a cair.

Por que o Bolsa Família criou a Regra de Proteção?

O mecanismo é uma proteção extra para famílias que conseguem aumentar sua renda, reconhecendo que a superação da pobreza não ocorre de forma automática, mas exige um período para as pessoas se estabilizarem.

INSS

Siga essas instruções para ter seu dinheiro do INSS devolvido

Se você é aposentado ou pensionista do INSS e notou descontos misteriosos em seu benefício, atenção: já é possível pedir …
Leia mais
X

Siga essas instruções para ter seu dinheiro do INSS devolvido

Leia mais
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
Vacina Gripe

Saiba quem pode tomar a vacina contra a gripe pelo SUS

Confira!

Foto ilustrativa: Mikhail Nilov/Pexels

Nutricionista revela o “suco mágico” que bronzeia a pele

20/09/2025
inss

Quem já contribuiu por 15 anos para o INSS pode parar imediatamente

20/09/2025
notebook

A melhor mochila para proteger o seu notebook

19/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix