O universo das assinaturas dominaram diversos espaços e dentro do celular, seja em lojas como Google Play Store ou Apple Store, os usuários se deparam com aplicativos que podem oferecer vários benefícios, mas que são pagos. A situação fica ainda mais delicada quando é aceito o teste gratuito por alguns dias, mas muitos usuários acabam sendo vítimas das cobranças automáticas após o fim do prazo de gratuidade.
Apesar de estar ciente, nem sempre é uma tarefa fácil desvincular seu cartão dessas compras onlines, por isso se quiser optar por usar os app durante o tempo gratuito, lembre-se de retirar o cartão para futuros débitos ou cancelar a assinatura a tempo. Se precisar usar o app, o primeiro passo é evitar cobranças automáticas e cancelar o teste grátis logo após o uso.
Saiba como solicitar reembolso de cobranças de aplicativos
Nos casos em que o usuário esqueceu de cancelar, é possível solicitar o reembolso através de ambas lojas online. Cada uma possui um passo a passo:
Google Play (Android)
- Acesse a página do Google Play.
- No perfil, que fica sua foto, existe um botão no canto superior direito;
- Selecione “Pagamentos e assinaturas” > “Histórico de encomendas”.
- Encontre a assinatura que deseja reembolsar.
- Clique em “Comunicar um problema”.
- Escolha a opção que melhor descreve sua situação.
- Preencha o formulário explicando o motivo do pedido.
- Envie a solicitação.
App Store (iOS)
- Entre no suporte da Apple.
- Na seção “Eu gostaria de”, selecione “Solicitar um reembolso”.
- Descreva o motivo do pedido.
- Escolha o app ou assinatura relacionada.
- Envie a solicitação.
- Aguarde até 48 horas pela resposta.