Nesta segunda-feira (26), o Banco Central anunciou uma novidade no Sistema Valores a Receber (SVR). Desde esta terça (27), você consegue habilitar para solicitar valores a receber de forma automática. “A novidade é apenas na forma de solicitar o resgate. Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate. Agora, quem quiser, pode automatizar as solicitações. Todas as demais funcionalidades do sistema continuam iguais”, explica o comunicado da instituição.
A ideia é facilitar a vida do cidadão, que não vai mais precisar consultar o sistema de tempos em tempos para solicitar dinheiro “esquecido”, nem registrar cada solicitação de forma individual.
A adesão ao serviço é facultativa e, para habilitar, você precisa acessar o sistema com uma conta gov.br de nível prata ou ouro e verificação em duas etapas. “A solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas e está disponível apenas para quem possui chave Pix do tipo CPF. Quem ainda não possui essa chave, deve cadastrá-la junto à sua instituição financeira”, explica o BC.
Evite golpes
- O único site onde você pode consultar e saber como solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas falecidas é o valoresareceber.bcb.gov.br
- Todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos. NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.
- O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
- Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar e ela NUNCA vai pedir sua senha.
- NÃO clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.