Já imaginou um fio dental capaz de medir o seu nível de estresse? Os nostálgicos provavelmente já se lembraram dos famosos “anéis de humor”, que mudavam de cor de acordo com o seu estado emocional (pelo menos é o que eles prometiam).
Esse fio dental que mede o humor foi desenvolvido por uma equipe da Universidade Tufts, nos Estados Unidos. A tecnologia foi descrita em um estudo publicado na revista científica ACS Applied Materials and Interfaces.
“Tudo começou com uma colaboração entre vários departamentos da Tufts, para entender como o estresse e outros estados cognitivos afetam a resolução de problemas e o aprendizado”, comentou Sameer Sonkusale, um dos colaboradores, em comunicado repercutido pela Revista Galileu. “Não queríamos que a medição criasse uma fonte adicional de estresse. Então, pensamos em criar um dispositivo integrado à rotina diária.”
Como esse fio dental consegue medir o seu estresse?
A ideia por trás desse fio é que ele consegue medir, com facilidade e precisão, os níveis de cortisol, o “hormônio do estresse”, no seu organismo. O cortisol é um marcado encontrado na saliva, por isso a ideia de usar o fio como medidor.
O fio dental lembra um palito de fio dental comum, com o fio esticado entre dois pinos. A saliva é captada por um canal estreito no fio e vai para uma aba acoplada ao cabo do palito, onde se espalha por eletrodos que detectam o hormônio. “Por sua vez, o reconhecimento do cortisol nos eletrodos é realizado por polímeros eletropolimerizados com impressão molecular (eMIPs), uma tecnologia desenvolvida há quase 30 anos”, explica a Revista Galileu. Esse fio não está disponível no mercado, mas a equipe de cientistas por trás da criação planeja criar uma startup e levar esse produto ao mercado no futuro.





