Cidades do Sul do país dominaram o ranking de cidades mais limpas do Brasil do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana. A partir das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), essa pesquisa avalia como cada cidade destina o seu lixo sólido.
O título de cidade mais limpa do Brasil ficou empatado. Uma das eleitas foi Marau, cidade com cerca 45 de mil habitantes no Rio Grande do Sul. No índice, que pontua de 0 a 1, Marau ficou com 0,827. Quem também ficou com 0,827, foi Braço do Trombudo, de apenas quatro mil habitantes, em Santa Catarina.
Prefeito de Marau na época, Iura Kurtz comemorou a colocação: “essa é uma importante conquista dos marauenses que estão cada vez se conscientizando da importância de coletar e separar seus lixos. Da mesma forma, a Prefeitura planejou e vem adotando novas formas de Gestão que priorizam o Meio Ambiente. Quando assumimos readequamos o contrato de coleta do lixo, reduzindo os custos e ao mesmo tempo aumentando os serviços ofertados”.
- Marau (RS)/Braço do Trombudo (SC) – 0,827
- Sapucaí-Mirim (MG) – 0,824
- Itapiranga (SC) – 0,820
- Presidente Lucena (RS) – 0,817
- Não-me-Toque (RS) – 0,812
O estado mais limpo do Brasil está no Sul
“Entre os estados, o levantamento mostra que Santa Catarina é o que apresenta melhor índice de descarte adequado de resíduos sólidos urbanos, em torno de 84%. Na outra ponta, tem-se Roraima, com 0% de destinação correta, porquanto todo o lixo produzido pela sua população é despejado de forma irregular”, revela o Índice.
Os dados do índice também revelaram que cerca de 60% dos municípios não têm qualquer método de cobrança para coleta, tratamento e descarte de resíduos sólidos, mesmo com isso tendo isso estabelecido pelo Novo Marco do Saneamento em 2020.




