Não apenas no processo de emagrecimento, mas em qualquer momento da sua vida, as frutas são aliadas essenciais para uma alimentação equilibrada. Mas, para quem está na luta para perder peso, uma delas pode ser ainda mais útil: o caqui. É isso mesmo: essa fruta ajuda a te deixar mais saciado e a matar (ou pelo menos colocar pra dormir) a vontade de comer doces.
Por que o caqui te deixa mais saciado?
Ao Correio Braziliense, a nutricionista Kariny Kelly, da Universidade do Distrito Federal, explicou que o caqui tem uma fibra chamada pectina. No geral, todas as fibras ajudam a dar uma sensação de saciedade, mas isso é ainda mais verdadeiro no caso da pectina. A substância forma uma espécie de gel no seu intestino que “retarda o esvaziamento gástrico” – ou seja, adia a hora em que você vai sentir fome de novo.
Além disso, a fruta conta com compostos bioativos, como os taninos, que colaboram para controlar o seu apetite. Mais do que o sabor doce, é a estrutura fibrosa e gelatinosa do caqui (que talvez seja o que faz muita gente não gostar dele) que ajuda a saciar a sua fome.
Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), o caqui conta com quase cinco gramas de fibra em uma porção de 100 g. Pode parecer pouco, mas é uma quantidade de fibras que sacia mais do que kiwis, peras, bananas ou ameixas, explica o Correio.
Tem gente que foge de frutas doces, mas o nível de açúcar não é um grande problema no caqui. “O caqui é equilibrado, tem frutose e fibras, que regulam a absorção do açúcar”, ressaltou a nutricionista Kariny Kelly.