A maior campanha de conscientização tributária do país, o Dia Livre de Impostos (DLI), acontece nesta quinta-feira (29) com adesão recorde em todo o Brasil. Mais de 100 mil lojas em 1.500 cidades participam da ação, oferecendo produtos e serviços sem repasse de tributos, com descontos que podem chegar a 70%.
Organizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela CDL Jovem, o evento pretende alertar a população sobre o impacto da alta carga tributária no consumo e reforçar a necessidade de uma reforma tributária mais justa.
No estado do Rio de Janeiro, cidades como Barra Mansa, Resende e Volta Redonda participam ativamente da campanha:
- Barra Mansa: O destaque é a venda de gasolina sem tributos. Os 100 primeiros carros e 50 primeiras motos que chegarem ao Posto Aliança Nações Unidas poderão abastecer com até 20 litros (carros) e 5 litros (motos), a partir das 8h, com preços reduzidos.
- Resende: Mais de 29 empresas de diferentes setores aderiram à ação, oferecendo descontos em vestuário, calçados, farmácias, restaurantes, óticas, serviços de saúde e atividades esportivas. A compra pode ser feita em lojas físicas ou no site da CDL Resende, com vouchers digitais.
- Volta Redonda: O Sider Shopping, na Vila Santa Cecília, será palco da ação das 9h às 17h. Lojas participantes estarão identificadas e haverá atividades de conscientização com a presença do mascote “Impostossauro”, símbolo do peso dos impostos.
Campanha nacional envolve todos os estados
A ação também está confirmada em São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e outros estados. Exemplo disso é o bar “O Pasquim Bar e Prosa”, na Vila Madalena (SP), que vai vender chopp por R$ 7,70. Já um posto de combustíveis no Morumbi (SP) oferecerá gasolina a R$ 4,24, com 5 mil litros disponíveis para a promoção.
A campanha contempla lojas de rua, shoppings, restaurantes, clínicas, papelarias, postos de gasolina e serviços diversos. Todos os participantes estão listados no site oficial da campanha, com filtros por estado e cidade.
Segundo o presidente da CNDL, José César da Costa, o Dia Livre de Impostos é a maior campanha nacional de esclarecimento sobre os tributos que incidem nos bens de consumo no país.
“A ação ganha ainda mais força diante da regulamentação da reforma tributária”, declarou.
Em 2024, a campanha mobilizou mais de 50 mil varejistas e gerou um impacto de R$ 63 milhões em mídia espontânea. Para 2025, a expectativa é alcançar 2 milhões de consumidores com os descontos oferecidos nesta edição.