Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Produtos queridinhos para dormir são banidos pela Anvisa no Brasil

Por Pedro Silvini
30/05/2025
Em Geral
0
Sede ANVISA

(Reprodução/Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso de cinco suplementos alimentares da marca Always Fit. A medida, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (27), determina também o recolhimento de todos os lotes dos produtos já em circulação.

Proibição foi motivada pelo uso sublingual de substâncias sem avaliação de segurança, o que, segundo a agência, representa risco sanitário à população. A absorção por essa via é diferente da ingestão tradicional e exige comprovações técnicas específicas, que não foram apresentadas pela empresa.

A decisão da Anvisa está respaldada pela Resolução nº 1.980, de 23 de maio de 2025, que reforça o controle sobre produtos consumidos por vias alternativas. O orgão afirmou que a medida tem caráter preventivo, com o objetivo de proteger a saúde dos consumidores e garantir que todos os suplementos comercializados no país atendam aos critérios científicos e legais de segurança.

Veja a lista dos produtos suspensos pela Anvisa:

  • Suplemento alimentar líquido de melatonina
  • Suplemento alimentar líquido de melatonina spray
  • Suplemento alimentar líquido de óleo de semente de abóbora
  • Suplemento alimentar líquido da linha Cúrcumais
  • Suplemento alimentar em gotas de Metil-B9B12

De acordo com o portal da própria marca, os produtos eram promovidos para finalidades como regulação do sono, alívio de dores musculares e suporte à saúde da próstata e do sistema neurológico. No entanto, todos apresentavam indicação de uso sublingual, o que motivou a intervenção da agência.

Falta de documentação e adequações sanitárias

A Anvisa esclareceu que não há autorização no Brasil para o uso sublingual de suplementos alimentares. A avaliação de segurança desses produtos considera apenas a via oral tradicional, ou seja, com absorção intestinal. Para se adequarem, os fabricantes devem submeter documentação específica com base na Resolução nº 243/2018 e na Instrução Normativa nº 28/2018 — o que não foi feito pela Always Fit.

Em nota enviada à imprensa, a empresa afirma que não foi formalmente notificada pela Anvisa até o momento, mas que já tomou medidas corretivas, como a retirada de qualquer menção à via sublingual dos rótulos e materiais digitais. A marca defende que os produtos seguem em conformidade com os padrões sanitários quando utilizados por via oral.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Dinheiro

Restituição do IR pega brasileiros de surpresa com valor acima do esperado

Confira!

limpeza

Governo emite comunicado para quem contratou empregada doméstica em 2025

20/09/2025
televisão

Quais serão as vantagens da nova TV 3.0 que chega ao Brasil em breve?

20/09/2025
praia do cassino maior praia do mundo

Praia pouco frequentada no Brasil foi eleita a maior do mundo, segundo o Guinness Book

20/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix