Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Atenção, idosos: 13º salário do INSS não será para todos em 2025

Por Gabriela Giordani
07/06/2025
Em Geral
0
© José Cruz/Agência Brasil

© José Cruz/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) é responsável por assegurar os benefícios de aposentadoria, pensões e auxílios para determinados grupos, conforme estejam enquadrados nos requisitos do órgão. Um desses benefícios é o Benefício de Prestação Continuada, também conhecido por LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), que não é considerado uma aposentadoria, mas sim um auxílio pago pelo INSS no valor de um salário mínimo mensal para pessoas que se enquadram em condições de vulnerabilidade social, sem a necessidade de terem contribuído para a Previdência Social.

Por ser do INSS, os beneficiários podem ficar com dúvida sobre serem contemplados com o 13° salário. No entanto, o BPC/LOAS não faz parte desse tipo de benefício, mas existe um Projeto de Lei, sobre o tema (PL 4439/2020 e PL 2348/2022), que defendem a ampliação do abono para todos que sejam segurados pela instituição. Esses projetos estão em debate e seguem em tramitação para o Congresso Nacional. 

COMUNICADO

INSS emite comunicado para quem é MEI

Se você exerce qualquer uma dessas funções como MEI corre perigo de ficar sem aposentadoria…
Ver
X

INSS emite comunicado para quem é MEI

Ver

Mais informações sobre o LOAS do INSS

Para ter direito ao BPC/LOAS, não é necessário ter contribuído para o INSS e o valor oferecido é sempre o mesmo: um salário mínimo, sem reajustes de outros auxílios, diferente das variações que ocorrem com a aposentadoria por tempo de contribuição. Além de não ser contemplado com o 13° salário, o BPC/LOAS não pode ser acumulado com outros benefícios da Seguridade Social (como aposentadorias, seguro-desemprego, pensões, etc.), exceto assistência médica, pensões especiais de natureza indenizatória e remuneração do contrato de aprendizagem.

Esse auxílio é destinado para idosos com 65 anos ou mais e para pessoas com deficiências de qualquer idade. Para isso, é necessário comprovar que ter impedimentos de longo prazo (mínimo de 2 anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Para isso, a pessoa precisa passar por uma perícia feita pelo próprio INSS. 

Gabriela Giordani

Gabriela Giordani

Jornalista pela Unesp de Bauru. Diariamente produzindo nas editorias do Mix.

Próximo post
urso

Por que contrabando de bile de urso é comum no Vietnã?

Confira!

Neymar (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Ex de Neymar estará na nova edição de A Fazenda

14/09/2025
mãos idoso

O truque que não te contam sobre como aposentar mais cedo

14/09/2025
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Quais os benefícios de inserir o CPF na Nota Fiscal?

14/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix