Investigações revelam mais detalhes sobre o esquema de fraude do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que desviou bilhões do bolso de aposentados entre 2019 e 2024. Como explica uma matéria da CNN Brasil, uma das estratégias adotadas pelas entidades associativas na hora de fazer descontos indevidos foram robôs.
“A estratégia combinou dois recursos distintos: a Unidade de Resposta Audível Digital, conhecida como URA, e os robocalls”, afirma a CNN. A URA é uma tecnologia que entende comandos de voz e responde a eles de acordo com instruções programadas. Já os robocalls são sistemas que fazem chamadas automáticas a partir de bancos de dados. Quando a pessoa atende o ligação, ela é automaticamente transferida para a URA.
Procurado pela CNN, o INSS afirmou que “não autoriza qualquer tipo de abordagem irregular, como ‘ligações relâmpago’, confusas ou que induzam o segurado ao erro para a efetivação de descontos em seus benefícios”.
Além disso, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) afirmou que está “continuamente empenhada em proteger os consumidores contra golpes e fraudes que se utilizam dos serviços de telecomunicações, incluindo aqueles que visam a obtenção de dados e a facilitação de empréstimos consignados de forma irregular, especialmente junto a grupos vulneráveis como os aposentados” e que eles estão estudando “uma série de medidas robustas para endurecer a fiscalização e aprimorar a segurança”.
Quando o INSS começa a devolver o dinheiro desviado?
Segundo uma matéria do O Globo, os valores começam a voltar para o bolso dos aposentados na folha de pagamento de julho. Para contestar algum desconto e solicitar a devolução, você pode acessar:
- O site ou o app Meu INSS;
- A central 135;
- Agências dos Correios.