Foi demitido sem justa causa recentemente? Além do saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), você também pode ter direito a um auxílio do governo: o seguro-desemprego. Como explica o Perfil, esse seguro visa assegurar um auxílio temporário para trabalhadores desempregados.
O valor que você vai receber de seguro-desemprego depende da média dos seus três últimos salários. O piso do benefício é o mesmo do salário mínimo: R$ 1.518 em 2025. O seguro pode ser pago por três a cinco meses.
O seguro pode ser solicitado de forma digital ou presencial. Pela internet, você precisa acessar o Portal Emprega Brasil, dentro do Gov.br, ou solicitar o seguro através do app da Carteira de Trabalho Digital. Presencialmente, você precisa agendar um atendimento em uma unidade do Ministério do Trabalho. Normalmente, você precisa da seguinte documentação:
- CPF;
- Documento do requerimento do seguro-desemprego (você recebe do empregador este documento no momento que é dispensado sem justa causa).
Quem tem direito ao seguro-desemprego?
Segundo o Gov.br, o trabalhador precisa se encaixar nos seguintes critérios:
- a) não possuem renda própria que seja suficiente à sua manutenção e de sua família;
- b) receberam salários de pessoa jurídica ou de pessoa física a ela equiparada, relativos a:
- pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação;
- ou pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da segunda solicitação;
- ou cada um dos 6 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações;
- c) não recebem qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, com exceção do auxílio-acidente, do auxílio suplementar e do abono de permanência em serviço.