O 13º salário é um direito dos trabalhadores com carteira assinada (CLT). Tradicionalmente, ele é pago nos dias 30 de novembro e 20 de dezembro. Mas, em 2025, esses dias caem em um domingo e em um sábado, respectivamente. Por isso, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu fazer um pequeno ajuste no calendário de pagamentos.
Os pagamentos do 13º foram ajustados para os dias 28 de novembro e 19 de dezembro, colocando os dias de pagamento em dias úteis. Segundo o Mix Vale, a intenção da mudança é fazer com que o pagamento chegue às mãos dos trabalhadores em dias úteis, ajudando a impulsionar a economia. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o 13º injetou R$ 321,4 bilhões na economia em 2024 – cerca de 3% do PIB.
Para saber quanto será o valor do seu 13º, você pega o seu salário bruto, divide por 12 e multiplica pela quantidade de meses trabalhados. Sobre esse valor, também serão cobrados o imposto de renda e o desconto do INSS. A porcentagem descontada depende da sua faixa de salário.
“Empregados dispensados por justa causa não têm direito. Já os dispensados sem justa causa devem receber o valor proporcional junto com a rescisão. Quem está de licença maternidade ou afastado por doença ou acidente também recebe normalmente”, explica a BBC.
13º dos aposentados também vai ser antecipado?
Os pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também recebem o 13º salário. Nos últimos anos, o INSS adiantou o pagamento do benefício, mas, por enquanto, ainda não sabemos se vai acontecer o mesmo em 2025.
Os últimos pagamentos foram divididos em duas parcelas, com a primeira sendo paga no primeiro semestre. No modelo tradicional, as duas parcelas eram pagas no segundo semestre do ano.