O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de ventos intensos para o litoral do Ceará, válido até terça-feira (28). Cidades como Fortaleza e Aracati deverão enfrentar rajadas variando de 40 a 60 km/h.
Esses ventos podem causar movimentação de dunas de areia, ameaçando estruturas próximas à orla. O alerta também se estende a partes do Maranhão e Rio Grande do Norte, colocando autoridades locais em estado de prontidão.
Veja a lista de municíupios em alerta:
- Acaraú
- Amontada
- Aquiraz
- Aracati
- Barroquinha
- Beberibe
- Bela Cruz
- Camocim
- Cascavel
- Caucaia
- Chaval
- Chorozinho
- Cruz
- Eusébio
- Fortaleza
- Fortim
- Granja
- Guaiúba
- Horizonte
- Icapuí
- Irauçuba
- Itaiçaba
- Itaitinga
- Itapajé
- Itapipoca
- Itarema
- Jaguaruana
- Jijoca de Jericoacoara
- Maracanaú
- Maranguape
- Marco
- Martinópole
- Massapê
- Miraíma
- Moraújo
- Morrinhos
- Pacajus
- Pacatuba
- Palhano
- Palmácia
- Paracuru
- Paraipaba
- Pentecoste
- Pindoretama
- Santana do Acaraú
- São Gonçalo do Amarante
- São Luís do Curu
- Senador Sá
- Tianguá
- Trairi
- Tururu
- Umirim
- Uruburetama
- Uruoca
- Viçosa do Ceará
As previsões do Inmet levantam preocupações sobre possíveis danos estruturais e riscos à segurança pública. Além das cidades mencionadas, outras regiões do Ceará deverão adotar medidas preventivas.
Turismo
O fenômeno climático tem um duplo impacto no litoral do Ceará. Se por um lado gera preocupação, por outro, impulsiona o turismo esportivo. Destinos como a Ilha do Guajiru, em Itarema, atraem kitesurfistas do mundo todo, aproveitando-se das condições de vento constantes.
Dados da Secretaria do Turismo indicam um aumento significativo no fluxo de turistas internacionais, refletindo a popularidade da região para esportes aquáticos.
Com ventos fortes previstos, são necessárias precauções. É vital evitar locais abertos e proximidade de objetos que possam se tornar perigosos projéteis. Em casos de emergência, a Defesa Civil disponibiliza o telefone 199.
A situação, além de intensificar ventos, contribui para amenizar o calor, que pode atingir até 39 ºC. Contudo, deve-se prestar atenção à baixa umidade do ar, que pode chegar a 20%, demandando ingestão regular de líquidos e proteção solar.




