No dia 26 de maio, o Governo do Estado de São Paulo anunciou uma medida avaliativa, no qual os alunos teriam que dar notas para os professores e outros quesitos do âmbito escolar, incluindo professores não efetivos e o trio gestor (diretor, vice-diretor e coordenador de gestão pedagógica). Através desta avaliação, seria apontado os desempenhos e, quem estivesse abaixo nos níveis exigidos, passaria por mudanças para melhorar a qualidade de ensino da rede pública do estado.
De acordo com a Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc), essa avaliação geral terá como objetivo “oferecer mais uma ferramenta de gestão às escolas e, assim, qualificar aspectos importantes das rotinas educativas, tais como metodologia, gestão da sala de aula, comunicação e liderança”.
Mais detalhes sobre as avaliações de professores em São Paulo
Na avaliação, foi apontado como cada professor dá aula e suas metodologias adotadas. Sobre a gestão, os alunos puderam avaliar a liderança e os compromisso dos diretores na aprendizagem de um modo geral. Vale ressaltar que o corpo docente também teve direito de indicar suas notas, voltadas para a equipe gestora, assim como os diretores também avaliaram os professores.
“A expectativa é que as escolas avaliado de forma clara, específica e construtiva, como uma oportunidade de crescimento profissional, destacando os pontos fortes e as áreas de melhoria, com vistas à elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual – PDI e/ou outros encaminhamentos que sejam pertinentes ao seu desempenho profissional”, disse em nota o governo de São Paulo.
Apesar de não usarem o termo demissão, a equipe docente e gestores que forem mal avaliados terão que passar por novos processos internos, visando melhorias no ensino: “Ao longo dos meses seguintes, os gestores devem acompanhar o cumprimento das metas acordadas. O feedback completo estará disponível para consulta na Secretaria Escolar Digital por todos os profissionais que participaram do processo de avaliação”, finalizou a pasta.