Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Após ser sentenciado por tentativa de golpe, Bolsonaro recebe nova condenação

Por Alan da Silva
17/09/2025
Em Geral
0
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Nesta terça-feira, 16 de setembro, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a pagar uma indenização de R$ 1 milhão por comentários racistas feitos em 2021. A decisão unânime responsabiliza Bolsonaro por danos morais coletivos devido a declarações discriminatórias proferidas durante interações públicas e transmissões nas redes sociais enquanto ainda ocupava o cargo de presidente.

Em um contexto judicial mais amplo, a União também foi condenada a pagar a mesma quantia, com a justificativa de que as falas ocorreram sob o contexto oficial da Presidência. Entretanto, é possível que o governo busque ressarcir-se do ex-presidente através de uma nova ação judicial.

O caso ganhou notoriedade após uma decisão inicial que negava a indenização sob a alegação de que as manifestações não causaram danos coletivos. O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) contestaram, destacando a gravidade das falas e sua potencial influência negativa sob uma figura de tão alta relevância.

O principal foco da acusação está no conceito de “racismo recreativo”, onde comentários racistas são camuflados como humor. Entre os comentários de destaque, Bolsonaro comparou o cabelo crespo de um apoiador negro a um “criatério de baratas“.

Tais falas foram vistas como uma afronta à dignidade de toda a população negra, reforçando estigmas e preconceitos históricos.

Defesa de Bolsonaro

A defesa de Bolsonaro argumentou que as declarações não tinham intenção racista e foram feitas em tom de brincadeira a apoiadores próximos que não se sentiram ofendidos. Contudo, este argumento não conseguiu reverter a condenação imposta pelo tribunal.

Além da indenização, a sentença inclui a obrigação de Bolsonaro remover as declarações ofensivas de suas redes sociais e realizar uma retratação pública em meios de comunicação de ampla circulação, a fim de mitigar os efeitos de suas palavras.

Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
eclipse

No dia 21/09 a “noite” vai começar às 14h30 com escuridão total em várias regiões

Confira!

Breaking Bad

Diretor de Breaking Bad lança nova série que promete virar febre entre os fãs

04/11/2025
bracell

Processo seletivo da Bracell oferece salário de R$ 7,5 mil em 10 cidades no Brasil

04/11/2025
Justiça EUA Trump

Tradicional fábrica brasileira fundada em 1934 acaba de decretar falência total

04/11/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix