Você já ouviu falar do crédito consignado? Essa modalidade de empréstimo voltada para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece taxa de juros mais baixas, de até 1,8% ao mês*. O desconto do empréstimo é feito diretamente na folha de pagamento do seu benefício do INSS.
*Mas cuidado antes de fazer a contratação: cada banco tem uma taxa de juros diferentes. Todas elas estão listadas lá no aplicativo ou site do Meu INSS.
O site Gov.br explica que esse empréstimo pode comprometer até 45% do valor do benefício. Desses 45%, são 35% para empréstimo pessoal, 5% para cartão de crédito e 5% para cartão de benefício. Para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o empréstimo só pode comprometer até 35% do benefício.
No começo do ano, o governo federal publicou uma medida ampliando o prazo para o pagamento desses empréstimos consignados do INSS. O prazo anterior para pagar o valor era de 84 meses (sete anos). Com a medida do governo, ele aumentou para 96 meses (oito anos).
Governo adota nova medida para empréstimo consignado do INSS
Agora, aposentados e pensionistas do INSS que quiserem contratar um empréstimo consignado precisam, primeiro, desbloquear esse serviço por meio do app ou do site do Meu INSS. O desbloqueio é feito através de biometria, com reconhecimento facial.
Como explica o g1, a medida entrou em vigor por causa do escândalo de fraude do INSS, com entidades associativas fazendo descontos de forma irregular na folha de pagamento de milhões de aposentados. Segundo estimativas, o esquema desviou mais de R$ 6 bilhões do bolso de brasileiros desde 2019.