Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Asteroide gigante que ameaçou o Planeta Terra pode atingir a Lua

Por Pedro Silvini
26/07/2025
Em Geral
0
Asteróide Apophis

Asteróide (Reprodução/NASA)

O asteroide 2024 YR4, que chegou a preocupar cientistas por uma possível colisão com a Terra, pode agora ter a Lua como alvo em 22 de dezembro de 2032. De acordo com dados atualizados pela NASA e pela ESA (Agência Espacial Europeia), o objeto tem entre 53 e 67 metros de diâmetro e uma probabilidade de impacto de 4,3% com o satélite natural da Terra.

Apesar da ameaça, não existe risco para a órbita da Lua ou para o equilíbrio gravitacional com a Terra, mesmo em caso de impacto. Segundo os pesquisadores do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da NASA, um choque poderia gerar uma grande cratera e liberar energia suficiente para um espetáculo visível da Terra, mas sem causar consequências catastróficas.

Como surgiu o alerta

Descoberto em 27 de dezembro de 2024 pelo telescópio ATLAS, no Chile, o 2024 YR4 foi inicialmente classificado como uma possível ameaça ao planeta. Modelos apontaram uma chance de 3% de colisão direta com a Terra. Por isso, o asteroide entrou no topo da lista de monitoramento da ESA e ativou, pela primeira vez, uma resposta internacional coordenada de defesa planetária.

Observações posteriores, incluindo medições feitas pelo Telescópio Espacial James Webb em maio de 2025, descartaram o risco para a Terra, mas confirmaram a aproximação perigosa com a Lua. Os dados mais recentes aumentaram a precisão da órbita em 20%, permitindo calcular a probabilidade de colisão com maior confiança.

(Reprodução/NASA)

A próxima oportunidade para novas análises será em 2028, quando o asteroide retornará ao alcance dos telescópios terrestres e espaciais. Até lá, a estimativa de 4,3% permanece estável.

Especialistas afirmam que, embora improvável, um impacto seria uma oportunidade inédita para estudar diretamente os efeitos de uma colisão desse porte em um corpo celeste próximo.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Whey Protein

11 alimentos que substituem o Whey Protein com maior eficácia

Confira!

dinheiro real

Brasileiros têm até 23 de setembro para solicitar auxílio de R$ 6,2 mil

17/09/2025
seleção brasileira

Ex-jogador da seleção brasileira acaba de ser preso por falta de pagamento de pensão

17/09/2025
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Brasil vai esquentar: após temporada de frio, termômetros apontam 40°C em várias regiões do país

17/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix