Se você é um amante de astronomia, é melhor anotar este domingo, dia 8 de fevereiro, no seu calendário e ficar de olho no céu. A chuva de meteoros Alfa Centaurídeos atinge o seu pico na data, podendo ter até seis estrelas cadentes por hora, principalmente para observadores do Hemisfério Sul – onde o nosso país está.
Na verdade, o fenômeno já está acontecendo desde o último sábado (31/01) e vai até o dia 20 desete mês, mas o pico acontece no domingo (8). Você pode apreciar melhor o espetáculo após a meia-noite, com as estrelas cadentes “caindo” próximas à constelação de Centauro. O pico da chuva será apenas um dia antes da Lua entrar na sua fase Minguante, o que cria condições de observação razoavelmente favoráveis (a iluminação “lunar” pode atrapalhar a visualização dos objetos espaciais).
Apesar de ser um evento astronômico relativamente modesto, essa chuva de meteoros já chegou a apresentar surtos breves de 20 a 30 meteoros por hora em alguns anos.
Dicas para observar uma chuva de meteoros
Mesmo quem não tem telescópio ou binóculo em casa pode apreciar o fenômeno e você nem precisa de preocupações com a segurança da sua visão (como ao observar um eclipse). Uma dica simples é procurar um local com menos poluição luminosa, como uma área rural. Outra dica é evitar olhar para telas ou luzes artificias por pelo menos 20 minutos antes de virar os olhos para o céu para deixar que os seus olhos se acostumem à escuridão.
Você também pode usar aplicativos como o Sky Tonight para ajudar a localizar a constelação de Centauro.




