Algumas regras de trânsito sofrem alterações e, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), uma nova norma foi atualizada para reforçar a segurança no trânsito. Entre essas mudanças estão as relacionadas com os retrovisores, que visam reduzir os pontos cegos e melhorar a visibilidade dos motoristas. No entanto, essas novas atualizações são particularmente focadas em veículos escolares e os de transporte coletivo, mas o Contran anunciou que valerá para todos os automóveis.
De acordo com a nova norma, todos os carros devem atender a padrões específicos de visibilidade para promover um trânsito mais seguro, colocando os retrovisores em uma configuração específica, para reduzir praticamente a zero as áreas que não podem ser vistas pelos motoristas. Em caso de veículos escolares, essa mudança será crucial, pois os alunos, muitas vezes menores, precisam estar visíveis a todo momento.
Entenda melhor o que muda nos retrovisores dos carros
A nova regra estabelece que os espelhos laterais devem apresentar uma superfície mínima de 69 cm² com a capacidade de acomodar um círculo de 7,8 cm de diâmetro. Essa configuração permitirá que o motorista tenha uma visão melhor, prevenindo a ocorrência de acidentes associados à falta de visibilidade lateral.
Não enquadrar o veículo com essas diretrizes poderá resultar em punições significativas, com multas de R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tornando-se vulneráveis à suspensão do direito de dirigir em casos de reincidência. Os motoristas devem realizar a verificação regular dos retrovisores, garantindo que estejam em perfeitas condições e cumprindo as novas normas. Rachaduras ou danos que comprometam a visibilidade são considerados infrações.